Referência na base, Palmeiras renova o Certificado de Clube Formador da CBF

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras reafirmou sua posição de referência nas categorias de base no Brasil. O clube obteve junto à CBF a renovação do Certificado de Clube Formador na categoria A – a mais alta classificação no ranking da Confederação. Além de atestar a qualidade do trabalho realizado, o documento garante os direitos do Verdão como clube formador de atletas na FIFA e em outras instâncias do futebol, como a Federação Paulista e a própria CBF.

O Certificado atesta que o Palmeiras atende a todos os requisitos exigidos, como oferecer condições técnicas, médicas e educacionais adequadas para todos os atletas da base. Para isso, o clube elaborou ao longo dos últimos três meses um dossiê comprovando a habilitação de suas comissões técnicas, a metodologia de treinamentos utilizada do Sub-11 ao Sub-20 e as boas condições oferecidas nos alojamentos e na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP.

O dossiê entregue pelo Palmeiras está de acordo com o Caderno de Orientações da base, documento interno do clube que estabelece suas diretrizes e sua filosofia de formação. O Verdão obteve o Certificado pela primeira vez em 2012 e renovou pela terceira vez – o clube foi o nono no Brasil a receber o documento. A qualidade do dossiê foi elogiada na FPF e na CBF, e ele deve servir como referência para os próximos clubes que iniciarem o processo de renovação.

Os resultados comprovam o bom trabalho realizado na base palmeirense. Gabriel Jesus, principal revelação do futebol brasileiro nos últimos anos, foi formado pelo Palmeiras e hoje é titular da Seleção Brasileira. Além dele, diversos jogadores criados no clube chegaram ao Profissional recentemente. Nesta temporada, entraram em campo o meia Vitinho, o atacante Iacovelli, o lateral-direito Maílton e o zagueiro Thiago Martins; os goleiros Daniel Fuzato e Vinicius Silvestre também integram o elenco principal.

No ano passado, 24 atletas do Palmeiras foram convocados às Seleções de base (neste ano, já foram nove). O clube também conquistou vários títulos, com destaque para os Campeonatos Paulistas de 2016 (Sub-11, Sub-13 e Sub-15), a Premier Cup de 2017 (principal torneio Sub-15 do país) e as taças internacionais obtidas na Europa e no Japão (como o tricampeonato do Torneio de Bellinzona, na Suíça). O Verdão é o atual vice-campeão mundial sub-17.

O clube também investiu na melhoria da estrutura na Academia de Futebol 2, centro de treinamento de uso exclusivo da base. Localizado no Parque Ecológico do Tietê, ele conta com cinco campos em tamanho oficial com grama natural (um deles possui arquibancada com capacidade para receber cerca de 500 torcedores), campo para treino de goleiros, um gramado society, departamento médico, refeitório para funcionários e vestiários, entre outros. A sala de ginástica e musculação foi reequipada com novos aparelhos cedidos pelo Profissional.

Divulgação _ Vista aérea da Academia de Futebol 2, centro de treinamento das categorias de base do Palmeiras