Referência na formação, Palmeiras sedia encontro de coordenadores de base do Brasil

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Uma das referências no trabalho de formação de jovens atletas no Brasil atualmente, a Sociedade Esportiva Palmeiras sediou nesta terça-feira (17) o oitavo encontro do Movimento Futebol de Base Brasileiro, que reúne os coordenadores dos principais clubes com trabalho de base no país. Na reunião, foram discutidos pontos importantes tais como as propostas de consolidação de um calendário nacional, mudanças na CBF e manual de ética entre clubes.

A mesa contou com a participação de dois representantes do Palmeiras: João Paulo Sampaio, novo coordenador geral da base alviverde e um dos diretores do Movimento, e Cícero Souza, gerente de futebol do Verdão e diretor da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (ABEX). O trabalho desenvolvido nos últimos dois anos e a evolução do Palmeiras no trabalho de formação, inclusive, foram citados como exemplo diante dos demais coordenadores.

Fabio Manotti/Ag.Plameiras/Divulgação _ Os coordenadores dos principais clubes com trabalho de base no país se reuniram para propor melhorias para a área

“No Palmeiras temos integração total entre base e profissional. Estamos consolidando quatro ideias básicas: administrativa, técnica, captação e transição. Muitos processos começaram a ocorrer, como o treinador do Sub-20 assistir a jogos com a comissão do profissional e abrir a Academia de Futebol à base. Os meninos realizam estágios de dez dias no profissional, os juniores começam a treinar uma vez por semana junto ao profissional e a comissão técnica do profissional assiste. É um processo de transição, e os profissionais da base é que devem saber o tempo disso. Temos gosto em dizer que o Palmeiras nos possibilita fazer isso”, disse Cícero.

O Movimento Futebol de Base Brasileiro foi iniciado há três anos, no primeiro encontro realizado na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e teve como um de seus diretores Erasmo Damiani – ex-gestor do Palmeiras e hoje coordenador da base da CBF. “Tivemos muitas vitórias e temos conseguido isso devido à nossa união e participação de todos. Queremos manter isso, temos sempre algum conteúdo a discutir”, discursou João Paulo Sampaio.

Após a reunião, realizada no escritório do Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, os representantes dos clubes ainda tiveram a possibilidade de conhecer as demais instalações do Palmeiras, como o Allianz Parque e a Academia de Futebol 1. Participaram do encontro representantes dos seguintes clubes: Palmeiras, Vasco da Gama, Criciúma, Corinthians, Atlético-PR, Red Bull Brasil, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Ivoti, São Paulo, Vitória, Bahia, Volta Redonda, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Osasco Audax, Figueirense e Botafogo.
[album]

Pelo Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, além de João Paulo Sampaio e Cícero Souza, estiveram presentes os diretores estatutários Marcelo Dedeschi e Roberto Specht, o coordenador técnico Hamilton Ramos, o coordenador administrativo Raul Fachini, os supervisores Luis Gustavo de Andrade e Eduardo Batista, o observador técnico Humberto Médice e o advogado Leonardo Holanda.