Departamento de Comunicação

Manhã de domingo (20) de muito trabalho na Academia de Futebol. O Palmeiras, após ter vencido o Santo André por 1 a 0 na tarde de sábado (19), no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista, já iniciou a preparação para a primeira partida da Recopa Sul-Americana contra o Athletico-PR, na quarta-feira (23), às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR.

Os jogadores que atuaram mais minutos diante da equipe do ABC fizeram atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência, como piscina, botas pneumáticas, massagem e exercícios de musculação. O restante foi a campo e realizou trabalhos técnicos sob o comando da comissão de Abel Ferreira. As novidades das movimentações foram as Crias da Academia Pedro Bicalho e Lucas Freitas, campeões da Copinha. O meio-campista e o zagueiro se juntaram a Vanderlan e Giovani, que já vinham treinando com o grupo alviverde.

Os jogadores Renan e Giovani (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

No primeiro treino, com dois times no gramado, as ênfases foram saídas de bola, transições e construção de jogadas, tanto pelo meio quanto pelas laterais. Na sequência, o elenco palestrino participou de uma atividade técnica em dimensões reduzidas com permissão de poucos toques na bola por atleta. O meio-campista Zé Rafael, desfalque dos dois últimos duelos por um edema na coxa esquerda, progrediu e treinou com o Núcleo de Saúde e Performance na parte interna e também no campo.

Titular nos últimos dois jogos (Ferroviária e Santo André), o meio-campista Atuesta falou sobre sua adaptação. “Toda mudança é complicada e difícil para qualquer jogador, sobretudo quando a adaptação precisa ser feita durante o torneio mais difícil do mundo, que é o Mundial. Mas todos me ajudaram da melhor maneira, o corpo técnico, os companheiros e todo o estafe. Pouco a pouco, estou entendendo cada vez mais dentro do campo como são os movimentos. É uma equipe que está trabalhando e jogando há muito tempo e essa sincronia já está mecanizada, na memória da maioria. Estou tentando cada vez mais entender como meus companheiros se movimentam, como correm, como controlam e espero fazer isso cada vez mais rápido”, expôs o atleta, que enalteceu a presença do público contra o Santo André (20.723) e já projetou o confronto pela Recopa.

Eduard Atuesta falou sobre sua adaptação ao Verdão e ao futebol brasileiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

“A emoção de jogar desde o início com o estádio mais cheio foi grande e bonita. Eles nos passaram muito calor durante todo o jogo e, sobre a Recopa, quando cheguei aqui, disse que queria superar o que já tinham feito no ano passado. A ideia é ganhar esse torneio que não foi conquistado no ano passado e estamos nos preparando para isso. Estamos em uma equipe enorme, gigante, que nunca se conforma e a filosofia de cada um aqui é sempre por mais”, disse o camisa 20, que estava até o fim de 2021 no Los Angeles FC, dos Estados Unidos.

O Maior Campeão do Brasil volta a treinar nesta segunda (21), às 15h. Na terça (22), o time treina pela manhã, às 10h, e segue para a capital paranaense.