Respire Agosto: Palmeiras realiza ação de conscientização sobre câncer de pulmão
Thiago Kimori
Departamento de Comunicação
O jogo da última quarta-feira (22) contra o Botafogo, no Allianz Parque, foi marcado por mais uma ação de conscientização na arena palestrina. Desta vez, o Palmeiras, o Allianz Parque e a seguradora Allianz promoveram o “Pulmão da Torcida”, uma ativação que faz parte do Respire Agosto, campanha anual que visa alertar a população sobre o câncer de pulmão. Para chamar a atenção do público presente, pulmões gigantes foram inflados no centro do gramado.
No intervalo do encontro com os cariocas, o jornalista Alex Muller, o cantor Di Ferrero e os ex-jogadores Cafu e Zé Roberto, que atualmente trabalha como assessor de futebol do Verdão, convocaram a torcida para ajudar a encher os pulmões infláveis. A ação tem como objetivo engajar as pessoas nesta causa, inclusive com acompanhamento médico de rotina para analisar a situação do órgão.
O Palmeiras começou a divulgação da campanha com publicações especiais em seus perfis no Twitter e no Facebook na própria quarta, horas antes da partida contra o Botafogo. Os posts sobre o tema seguirão ao longo desta semana.
Esta é mais uma ação promovida pelo Verdão por meio do programa Por Um Futuro Mais Verde, que busca conscientizar a população sobre problemas recorrentes em nosso dia a dia e estimular um comportamento responsável junto ao meio ambiente (Saiba mais clicando aqui!)
Conheça o Respire Agosto
Agosto é o mês de conscientização sobre o câncer de pulmão e, para alertar e informar sobre a importância do diagnóstico precoce, foi criada a campanha Respire Agosto, uma realização do Instituto Lado a Lado Pela Vida. A campanha é veiculada pelo Facebook (www.facebook.com/institutoladoaladopelavida) e Instagram (www.instagram.com/institutoladoalado) do Instituto, trazendo informações sobre o câncer de pulmão, sintomas, prevalência, testes para identificação do tumor e tratamentos existentes.
No final de cada post, um link leva o internauta para o portal do Lado a Lado pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br), fornecendo dados mais aprofundados sobre a enfermidade.
A campanha reforça a relevância do diagnóstico rápido e alerta a população de que o câncer de pulmão cresce anualmente entre indivíduos não fumantes. “Atualmente, 20% dos casos registrados são diagnosticados em indivíduos que nunca fumaram, sendo que, na década de 1990, esse índice variava entre 5% e 8%”, ressaltou Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.
A incidência global da doença pode chegar a 1,8 milhão de novos casos por ano, sendo o tumor que mais mata no mundo, com 1,6 milhão de mortes (de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS). A iniciativa também visa a reforçar a importância do acompanhamento médico de rotina para a saúde do órgão. Assintomática em fases iniciais, a doença pode ser diagnosticada em qualquer pessoa e em qualquer idade. A prevenção é fundamental para a redução da incidência da doença que, no Brasil, pode checar a mais de 31 mil novos casos no biênio 2018/2019, sendo 18.740 homens e 12.530 mulheres, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).
Maioria desconhece o câncer de pulmão
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em 2016, avaliou a percepção da população brasileira a respeito do câncer de pulmão e revelou que 76% dos entrevistados nunca conversaram com um médico sobre a doença. Entre as 2.044 pessoas ouvidas, em cerca de 130 municípios do país, houve a confirmação de que 17% não sabiam o que fazer para reduzir riscos e não desenvolver a enfermidade, demonstrando o quanto o câncer de pulmão é pouco compreendido pela população. Desse universo, 39% não se preocupavam com a doença, pois não eram fumantes.
Sobre o Instituto Lado a Lado Pela Vida
Há dez anos, o Instituto Lado a Lado pela Vida tem se dedicado a levar informação sobre saúde e conscientizar sobre a importância da mudança de hábitos para a adoção de um estilo de vida mais saudável, focado na prevenção.