Retrospecto entre Palmeiras e Ponte indica Verdão com o dobro de vitórias
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
O Palmeiras volta a campo neste domingo (29) para disputar o segundo amistoso da temporada 2017, no Allianz Parque, às 17h, diante da Ponte Preta. Será o último teste do Verdão antes de estrear no Campeonato Paulista – a primeira partida do clube na competição estadual acontecerá no próximo dia 05, contra o Botafogo-SP, também na arena alviverde.
As duas equipes já se encontraram 123 vezes ao longo de toda história. Curiosamente, o time do Palestra Italia possui exatamente o dobro de vitórias no retrospecto geral do que a equipe de Campinas – são 62 triunfos palmeirenses contra 31 do rival alvinegro, além de 30 empates.
A vantagem verde e branca no histórico de confrontos existe desde os primeiros embates entre os clubes. Nas cinco primeiras partidas da história, entre 1939 e 1949, o Verdão venceu todas, com direito a uma sonora goleada por 5 a 0 justamente no primeiro encontro entre os dois times paulistas – naquela oportunidade, os gols palestrinos foram anotados por Zalli (2), Echevarrieta (2) e Carnera.
No entanto, a maior goleada foi registrada em 1959, quando o Alviverde, no Palestra Italia, venceu a Ponte Preta por 6 a 1, em partida válida pelo Campeonato Paulista daquele ano. Em 2005, desta vez pelo Brasileirão, o Palmeiras voltou a balançar a rede do adversário campineiro seis vezes, mas sofreu dois gols.
A última partida entre os dois clubes aconteceu em agosto de 2016, no Allianz Parque. Pelo Campeonato Brasileiro, que depois seria conquistado pelo Verdão, os times empataram em 2 a 2 – gols de Rafael Marques e Thiago Martins, ambos relacionados para o duelo deste domingo (29).