Revista Palmeiras – Saiba onde fica a rua com o maior número de sócios Avanti

Localizada no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo, a Rua Carlos Weber ganhou esse nome em homenagem ao compositor alemão que fundou a ópera romântica no fim do século 18. Mas o logradouro situado na Zona Oeste da cidade bem que poderia se chamar Rua Avanti, tamanha é a quantidade de sócios-torcedores do Palmeiras que moram em seus 1,8 km de extensão. Ao todo, são 134 adeptos do programa, número que a coloca no topo do ranking das ruas com mais sócios Avanti no país.

Fabio Menotti/Palmeiras _ A Rua Carlos Weber reúne o maior número de sócios Avanti em todo o Brasil

Quem caminha pelo endereço, repleto de árvores e condomínios residenciais, não demora a notar essa expressiva concentração de palmeirenses. É fácil encontrar ali torcedores com camisas do Verdão, principalmente em dia de jogo no Allianz Parque.

A veterinária Fernanda Machado, adepta do Plano Bronze e moradora da “Rua Avanti”, compara a atmosfera do local à da arena alviverde. “Em jogos decisivos, não preciso nem ir ao estádio para me sentir como se estivesse no Allianz Parque. Tem muita festa, gente torcendo e gritando ‘gol’ na janela”, afirma a palestrina de 30 anos. “Tenho parentes que também moram aqui e são palmeirenses. Vamos sempre juntos à arena.” 

Oeste verde

As dez ruas com mais sócios-torcedores do clube ficam na Zona Oeste de São Paulo, mesma região onde também se localiza a casa do Maior Campeão do Brasil. Fazem parte dessa lista as ruas Tucuna (Pompeia), Fábia (Lapa), Raul Pompeia (Pompeia), Aimbere (Perdizes), Raimundo Pereira de Magalhães (Pirituba) e Cayowaa (Perdizes), entre outras. 

O administrador Leonardo Nuncio Romano, adepto do Plano Prata e também morador da Carlos Weber, já havia notado a grande presença de palmeirenses em sua rua. “Mesmo assim, não imaginava que fôssemos tantos. Achei essa informação muito divertida”, diz o torcedor de 48 anos. 

Curiosamente, no ranking dos bairros da capital paulista com mais sócios Avanti, a Vila Leopoldina aparece somente na décima posição. O primeiro colocado nessa lista é o Centro, seguido por Perdizes, Vila Mariana, Mooca e Pinheiros (confira o top 10 na arte da página 43). 

“A Vila Leopoldina é um bairro gostoso e tranquilo, bem familiar mesmo. Gosto bastante daqui”, conta a empresária Aline Bombonato, de 36 anos, que mora na Rua Carlos Weber e é associada do Plano Ouro. “Em geral, a pessoa que vem para este bairro pode até se mudar de casa, mas não vai para longe. Eu, por exemplo, vivo aqui desde 2007.” 

Fabio Menotti/Palmeiras _ A rua conta com 134 associados ao plano de sócio-torcedor do Verdão

Saúde financeira

Um dos principais responsáveis pelo crescimento do Palmeiras nos últimos anos, o Avanti oferece diferentes benefícios a seus adeptos, como participação na pré-venda de ingressos para os jogos do Verdão como mandante e desconto no valor das entradas. O programa ainda proporciona experiências exclusivas, entre elas visitas guiadas aos bastidores do Allianz Parque em dia de jogo e à Academia de Futebol. 

O servidor público Marcelo Shinji Shigaki, que também reside na Rua Carlos Weber, ressalta a importância dos sócios-torcedores na saúde financeira do clube. “Além disso, existem vários benefícios interessantes, que motivam o palmeirense. O programa é bem elaborado e tem grandes vantagens”, afirma o torcedor de 54 anos, integrante do Plano Ouro, com a alegria de quem vive em um reduto palmeirense. 

Fabio Menotti/Palmeiras _ O nome foi dado à rua em referência ao barão alemão Carl Friedrich Ernst Von Weber

Ruas da capital paulista com mais sócios-torcedores do Verdão

1º Carlos Weber
2º Tucuna
3º Fábia
4º Raul Pompeia
5º Aimbere
6º Raimundo Pereira de Magalhães / Cayowaa
8º Caraibas
9º Diana
10º Monte Alegre / Faustolo 

Bairros de São Paulo com mais adeptos do programa 

1º Centro
2º Perdizes
3º Vila Mariana
4º Mooca
5º Pinheiros
6º Bela Vista
7º Ipiranga
8º Jardim Paulista
9º Santana
10º Vila Leopoldina 

Quem foi Carlos Weber? 

Nascido em Eutin, na Alemanha, no dia 19 de novembro de 1786, o barão Carl Friedrich Ernst Von Weber foi um grande compositor musical. Dirigiu as orquestras de Breslau, Praga e Dresden antes de morrer aos 39 anos, vítima de tuberculose, em Londres, na Inglaterra.