Departamento de Comunicação

Confirmado como novo técnico do time feminino de futebol do Palmeiras no último dia 15, Ricardo Belli assume o comando efetivo das Palestrinas neste sábado (30) após mais de uma semana de aperfeiçoamento profissional. O treinador, que já tinha as licenças B e C da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), participou de um dos cursos ministrados pela entidade e agora conta também com a Licença A em seu currículo – a fase presencial da formação foi realizada entre os dias 18 e 29 de julho, no Rio de Janeiro (RJ).

“Os meus conceitos de futebol seguem firmes, mas volto com um grau de exigência profissional ainda maior comigo mesmo e com o nosso grupo de trabalho, buscando uma melhora constante e um futebol bem apresentado dentro de campo. Acredito que todo estudo e conhecimento sempre nos faz evoluir”, disse o treinador, que já treinou as categorias de base e o time principal feminino do Verdão.

As aulas na CBF tiveram como objetivo qualificar os profissionais que atuam ou desejam atuar como treinadores no futebol brasileiro. Além dos ensinamentos, Belli destaca a importância de trocar experiências com outros técnicos e técnicas do país: “Não existe conhecimento sem partilha, aliás, na minha opinião, esse é o grande saber quando contribuímos uns com os outros. Além do conteúdo das aulas, a troca de experiências com outros profissionais é o que tem de melhor no curso”, contou o comandante de 35 anos.

Ao longo do curso, diversos temas foram estudados, como conduta ética dos treinadores, psicologia do esporte, planejamento de carreira, treinamento de campo e nutrição no esporte. Com o calendário apertado do futebol no Brasil, Belli precisou realizar parte das aulas de maneira online.

“A exigência e as demandas do trabalho com o futebol são muito grandes, mas a CBF Academy, que é quem organiza as licenças de treinadores do Brasil, dividiu o curso em duas partes: a teórica, que é online, e parte prática, que é presencial. Isso facilitou para que pudéssemos estar nos organizando. Sempre aproveitei os períodos de viagem ou o horário noturno para adiantar a parte EAD e já havia programado desde o começo deste ano estar nesta turma presencial”, explicou o técnico.

Belli reestreia à frente do Palmeiras na próxima quarta-feira (03), às 16h, contra o Avaí Kindermann, no Allianz Parque, pela penúltima rodada da primeira fase do Brasileiro Feminino. O confronto terá transmissão ao vivo pela Eleven Sports e contará com presença de público – as informações sobre a venda de ingressos serão divulgadas em breve.

Treinador com o maior número de jogos à frente das Palestrinas na história, Belli teve sua primeira passagem pelo clube entre 2019 e 2021 e ostenta um retrospecto de 76 jogos, 42 vitórias, 16 empates e 18 derrotas. Entre as conquistas estão as taças da Copa Paulista em 2019 e em 2021 e o vice-campeonato do Brasileiro Feminino 2021, que rendeu a vaga inédita na Libertadores, a ser disputada em outubro deste ano, no Equador.

À TV Palmeiras/FAM, o comandante palestrino falou sobre o seu estilo de trabalho e o que pensa para o futebol do Palmeiras daqui para a frente. Confira: