Departamento de Comunicação

Com contrato válido até dezembro de 2025 e opção de prorrogação por mais uma temporada, o meio-campista Richard Ríos foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (14), na sala de imprensa da Academia de Futebol – o Verdão convidou sócios-torcedores Avanti para participarem do evento seguindo o critério de estarem seis meses adimplentes no programa e fazerem parte do Palmeiras Pay, a conta digital do clube. 

“Como muitas pessoas sabem, quando você vai para um lugar e é jovem, você tem muitas oportunidades de aprender. Fico feliz por um clube tão gigante como o Palmeiras se interessar por mim e pelo meu trabalho. É uma honra estar em um clube tão gigante e com um treinador tão vencedor como o Abel (Ferreira). Tenho certeza de que será uma das minhas passagens mais importantes pelo futebol brasileiro”, afirmou o atleta de 22 anos.

Ríos, inclusive, já agradou os torcedores após as atuações contra o Bolívar-BOL, pela Libertadores, e o Tombense-MG, pela Copa do Brasil. “A Família Palmeiras me acolheu de uma forma muito gratificante. Eu recebi muitos comentários, ligações… Agora entrarei em campo para fazer o meu melhor. Sempre quero evoluir e é isso que farei aqui”, projetou o colombiano. 

Richard Ríos passou pela base do Flamengo, onde atuou pela categoria Sub-20, em 2018, após se destacar pela seleção de futsal de seu país. Disputou sete partidas pela equipe profissional do Rubro-Negro em 2020 e, no ano seguinte, foi emprestado ao Mazatlán, do México. Em 2022, transferiu-se para o Guarani, pelo qual disputou a Série B do Campeonato Brasileiro.

“O meu sonho sempre foi ser jogador de futebol de campo. Eu não tive oportunidades em meu país, então eu fui para o futsal. Sou muito grato, fiz quase toda a minha carreira lá, mas, quando eu vim para o futebol de campo, decidi ficar porque sempre foi o meu sonho”, falou, recordando também o período em que sofreu uma grave lesão. “Foi a pior dor da minha vida. Sou muito religioso e sempre tive a minha família por perto. Eu nunca quis desistir do futebol, mas foi uma dor que abalou muito a minha família. Fui buscar espaço fora do Brasil, e eu não consegui por causa da minha lesão. Não deu certo lá e voltei para o Brasil. Se Deus quiser, dará certo aqui”, disse.

No Campeonato Paulista deste ano, conquistado pelo Palmeiras, o meio-campista chamou a atenção pela versatilidade: fez dois gols, deu uma assistência e foi um dos líderes do torneio em desarmes e passes-chave (que geram situação de gol). Ríos é o segundo colombiano do elenco, juntando-se a Atuesta, e o décimo da história palestrina – os oito anteriores foram Rincón, Lozano, Asprilla, Muñoz, Armero, Mina, Borja e Angulo, que está emprestado ao Orlando City-EUA.