Departamento de Comunicação

Rony já havia provado para si mesmo e para a toda a torcida do Palmeiras que não desiste até atingir os seus objetivos. Há quase dois meses, no dia 06 de julho, na goleada palmeirense por 5 a 0 sobre o Cerro Porteño-PAR, que valeu classificação às quartas de final da Libertadores, Rony, enfim, havia deixado sua marca duas vezes – uma delas, de bicicleta, após, em quase todos os jogos anteriores, ter tentado, incessantemente, balançar as redes neste melhor estilo. E neste sábado (27), contra o Fluminense, pela 24ª rodada do Brasileirão, duelo do líder Palmeiras contra o vice-líder, no Maracanã, o camisa 10 do Verdão repetiu o feito de forma magistral! E dessa vez, porém, sem prévias e repetitivas tentativas: foi um gol circunstancial e certeiro.

Curiosamente, tanto daquela vez em que fez o gol de bike contra o Cerro Porteño-PAR como nesta de hoje, contra o time das Laranjeiras, os gols de placa em ambos os casos, de quebra, renderam uma artilharia ao atacante: na ocasião anterior, ele chegou a 18 gols com a camisa do clube em jogos de Libertadores da América, ampliando o seu saldo como o maior artilheiro da história do clube na competição e, ainda, havia chegado a 18 bolas na rede somente pela temporada 2022, ultrapassando os 17 de Veiga.

Desta vez, antes de entrar em campo contra o Fluminense, Rony somava 18 gols pela temporada (sendo o vice-artilheiro do time em 2022), contra 19 de Raphael Veiga. E com este gol, agora, Rony iguala Raphael Veiga novamente no topo e volta a ser artilheiro do time em 2022 ao lado do camisa 23 – os dois jogadores, ao longo desta temporada, vêm revezando o primeiro lugar no quesito artilharia e, agora, voltam a figurar lado a lado nesta lista.

De quebra, além de retomar a artilharia da temporada de 2022 (ao lado de Veiga, com 19 gols), especificamente pelo Brasileirão se tornou artilheiro isolado, indo a oito gols pelo clube na atual edição do torneio. Antes, Rony estava empatado com o zagueiro Gustavo Gómez (ambos somavam sete gols pelo Nacional de pontos corridos antes de a bola rolar no Maracanã nesta noite).

As curiosidades não acabam por aí. Uma delas é que justamente a última vez em que havia marcado um gol pelo Verdão foi na partida em que fez de bicicleta, contra o Cerro Porteño-PAR. E agora, Rony volta a balançar as redes após 11 jogos e, novamente, de bicicleta!

Além disso, o outro fato que chama a atenção é que este exato período entre os dois gols de bibicleta de Rony (ou seja, o gol desta noite e a data da última partida em que ele havia marcado pelo Verdão) coincide exatamente com o período em que o Palmeiras vem invicto no retrospecto geral: 13 jogos, com oito vitórias e cinco empates, entre 6/7/2022 (Cerro Porteño-PAR, jogo de volta das oitavas da Libertadores, em casa) e 21/8/2022 (Fluminense, 24ª rodada do Brasileiro, no Maracanã).

GOLAÇO DE BICICLETA DE RONY FOI O GOL 200 DO PALMEIRAS NO HISTÓRICO CONTRA O FLUMINENSE

A bicicleta de Rony, além de ter sido um verdadeiro gol de placa e garantir precioso ponto ao Verdão fora de casa, após assistência de Dudu, também foi histórico no retrospecto numérico entre Palmeiras e Fluminense: foi o gol de número 200 do Verdão contra o Tricolor das Laranjeiras em toda a história dos duelos entre os dois times.

Com retrospecto favorável no cômputo geral das partidas, desde 1926, quando se enfrentaram pela primeira vez (62 vitórias do Palmeiras, contra 36 triunfos do Fluminense e outros 19 empates em um total de 117 confrontos), o Verdão também leva ampla vantagem desde que a Crefisa passou a patrocinar o Palmeiras, em 2015: desde então, foram 18 encontros, com 11 vitórias do Palmeiras, três empates e quatro derrotas sofridas para o Tricolor Carioca.

Curiosamente, em seu duelo anterior, no último final de semana, pela 23ª rodada, o Verdão marcou seu 200º gol contra outro tradicional rival carioca: o Flamengo. Isso porque, coincidentemente, antes do empate por 1 a 1, o Alviverde também somava 199 tentos historicamente diante do Rubro-Negro, exatamente como foi neste cenário atual ante o Tricolor Carioca.

AGENDA

O Palmeiras volta as suas atenções para a Copa Libertadores já nesta terça-feira (30), quando enfrenta o Athletico-PR na Arena da Baixada, às 21h30, em Curitiba (PR),pelo jogo de ida das semifinais da competição. O jogo de volta acontecerá na outra terça-feira (09 de setembro), às 21h30, e decidirá vaga à final, no Allianz Parque; neste interim, o Verdão entrará em campo outra vez pelo Brasileirão, no domingo (03 de setembro), contra o Red Bull Bragantino, como visitante, às 19h.