Departamento de Comunicação

A vitória do Palmeiras por 4 a 0 sobre o Botafogo pela 10ª rodada do Brasileirão, que valeu a liderança ao time de Abel Ferreira, contou com dois gols de Rony (o 1° e o 3³) e um de Gustavo Scarpa (2° do jogo) ainda no primeiro tempo – o 4° tento foi assinalado por Wesley, aos 41 da etapa final. Com os dois gols, Rony foi cinco no Brasileirão, sendo agora o artilheiro isolado do time no torneio, enquanto Scarpa, que além do gol também concedeu as assistências para os dois gols de Rony e, com isso, se isolou como garçom do time (oito passes).

Antes de chegar a oito passes a gol, Scarpa dividia o posto de garçom do time na temporada 2022 com Raphael Veiga, ambos com seis. Agora o camisa 14 se isola na liderança deste ranking – na partida anterior do Verdão, Raphael Veiga sentiu dores na coxa direita e precisou sair apenas aos 13 minutos de jogo. Ontem, uma lesão foi confirmada e o meia deve desfalcar o Alviverde por algum tempo.

Antes da lesão, Veiga havia feito 16 gols na temporada – número que faz dele o artilheiro do time até o momento atual, seguido de Rony, que hoje se aproximou um pouco mais do camisa 23, chegando a 12 bolas na rede pelo Verdão na temporada.

Destes 12 tentos de Rony em 2022, cinco deles (já com os dois de hoje) foram válidos pelo Brasileirão. Os outros gols do camisa 10 no Nacional foram diante do Goiás, Corinthians, Juventude e agora dois ante o Botafogo. Desta forma, Rony se isolou como artilheiro do Verdão no Brasileirão: antes, dividia o posto com o zagueiro Gustavo Gómez, que ainda integra a Seleção do Paraguai, com três gols.

No Palmeiras desde 2018, Scarpa soma ao todo 37 gols pelo clube com este de hoje (o que lhe rendeu uma promoção na lista dos dez maiores artilheiros do Verdão no Século XXI, igualando Alex Mineiro na 8ª posição) em 201 jogos, além de chegar a 47 assistências no geral (é o vice-líder do elenco, atrás só de Dudu, com 80).

E Rony, contratado em 2020, chegou a 132 jogos e 35 gols. Com 12 gols em 2022 (em 32 jogos), Rony está a apenas um de igualar sua temporada mais artilheira, que foi 2021 (13 gols, porém em 48 jogos). O camisa 10 é o jogador com a atual maior sequência como titular do time (dez jogos) e, com suas 32 partidas em 2022, é o atleta mais utilizado por Abel Ferreira e sua comissão nesta temporada de forma geral. Neste 2022, ele se tornou o maior artilheiro da história do Palmeiras na Libertadores em todos os tempos.

DUDU SE ISOLA COMO 3° PALMEIRENSE COM MAIS VITÓRIAS PELO VERDÃO NA HISTÓRIA DO BRASILEIRÃO

O destaque individual da partida também se estendeu a Dudu. o camisa 7, que já domina todas as estatísticas do Allianz Parque, sendo o jogador que detém mais jogos no local (158) mais vitórias (112), mais gols (37) e até mais assistências (38), ele também chegou a 365 jogos (com 213 vitórias e 80 gols), mas, só pelo Brasileirão, chegou a 101 vitórias.

Com isso, ele se isolou como o terceiro que mais venceu pelo clube nesta competição – antes, estava empatado com seu xará Dudu, volante dos anos 60 e 70, com 100 vitórias. Agora o atacante Dudu, nessa lista, só está atras de Ademir da Guia (que venceu 109 vezes pelo Brasileirão com a camisa do Palmeiras) e Emerson Leão (112).