Departamento de Comunicação

A partida da noite desta terça-feira (24) rendeu uma série de recordes com a vitória por 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira-VEN pela Libertadores, consolidando a melhor campanha de um time em todos os tempos da competição na primeira fase, dentre outras marcas. Para Rony, individualmente, seu gol marcado na partida (o 3º do jogo – os outros foram de Scarpa) também lhe rendeu um recorde: passou a ser, ao lado de Raphael Veiga – ambos com 14 gols pela competição -, novamente o artilheiro número um do Palmeiras na história da Libertadores em todos os tempos!

Sim. Novamente, pois desde 2001 – ou seja, por mais de duas décadas – este recorde pertenceu ao ex-meia Alex. Com os 12 gols que somou nas Libertadores de 1999, 2000 e 2001 disputadas pelo Verdão, o ídolo jamais havia sido desbancado, até que, na edição de 2022 do Continental, pela terceira rodada da fase de grupos, contra o Emelec-EQU, em Guayaquil (Equador), Rony fez um dos gols da vitória por 3 a 1 fora de casa e, com isso, ultrapassou Alex (Rony vinha com 11 gols entre as Libertadores de 2020 e 2021, tendo marcado o seu 12º uma partida antes, quando estreou na edição pela segunda rodada do Continental).

Entretanto, curiosamente, o reinado de Rony durou apenas um jogo. Quando se isolou como artilheiro máximo da história do clube na Libertadores contra o Emelec-EQU, fora de casa, em 27 de abril, logo no jogo seguinte, Raphael Veiga, que estava na quarta posição da lista, com 11 gols, surpreendeu ao fazer um hat-trick na goleada por 5 a 0 contra o Independiente Petrolero-BOL, também fora de casa, e, de 11 gols, foi a 14 pelo Continental em um só jogo, deixando Rony e também Alex para trás.

Ou seja: o topo de um ranking por duas décadas permaneceu intacto sofreu alteração por dois jogos seguidos nesta edição atual de Libertadores. E mais alguns jogos depois, nesta noite, voltou a sofrer mais uma alteração: desta vez, com Rony igualando Veiga com os 14 gols pela Libertadores.

Além disso, com o gol marcado, Rony manteve o seu ótimo retrospecto em partidas de Libertadores. São, agora, 26 jogos pelo Continental (somando todas as edições disputadas) e 23 participações (ou seja, gols e assistências somadas), sendo 14 bolas na rede e nove passes que culminaram em gol. Retrospecto avassalador de quase uma ação por jogo!

Não é exagero afirmar que, se Rony se tornou grande no Palmeiras, é porque muito disso se deve à Libertadores. Após chegar como um dos reforços para o Verdão no início da temporada de 2020, vindo do Athletico-PR, Rony precisou de algum tempo de adaptação até marcar pela primeira vez após um jejum de 17 partidas sem balançar as redes, e foi justamente em um jogo de Libertadores: o atacante, então camisa 11, balançou as redes pela primeira vez no Verdão no dia 30 de setembro de 2020, contra o Club Bolívar-BOL, fechando a goleada alviverde por 5 a 0 (antes, haviam marcado Willian, Wesley, Viña e Raphael Veiga).

Desde então, Rony se tornou a sensação do Palmeiras na Libertadores e passou a viver boa fase no clube de forma geral, inclusive nas outras competições. Mas, especificamente pelo Continental, chamava a atenção sua média de gols e também de assistências: em 2020, marcou quatro gols e concedeu oito assistências (sendo o líder geral da edição dentre todos os clubes – um dos passes a gol, inclusive, foi o cruzamento para Breno Lopes marcar o gol do título diante do Santos); e, em 2021, foram sete gols e um passe a gol – além dos dois títulos conquistados.

Não à toa, em 2020, o jogador recebeu o prêmio de melhor em campo na competição por incríveis quatro vezes, tendo sido até mesmo eleito para a seleção do torneio pela CONMEBOL. Em 2021, voltou a ser premiado como o melhor em campo em duas ocasiões: na goleada por 5 a 0 contra o Independiente Del Valle-EQU, no Allianz Parque, e na vitória por 2 a 1 diante do Defensa y Justicia-ARG, na Argentina.

Na temporada 2022, Rony chegou a 10 gols (quatro pelo Paulista, três pelo Brasileiro e três pela Libertadores) e é o vice-artilheiro do time, atrás só de Raphael Veiga, com 16. Além disso, o camisa 10 também soma duas assistências. Aliás, com seus três gols no Brasileirão, é o artilheiro isolado do time na competição.

Ao todo, Rony soma 129 jogos pelo Verdão desde que chegou em 2020, com 33 gols marcados e 14 assistências no geral. Já vestiu as camisas 11 (quando chegou), a camisa 7 e, atualmente, a 10, e foi campeão paulista, duas vezes (2020 e 2022), da Copa do Brasil (2020), da Libertadores, duas vezes (2021 e 2022) e da Recopa Sul-Americana (2022).