Departamento de Comunicação

Ao chegar ao terceiro gol no Brasileirão 2022, na noite deste sábado (21), contra o Juventude, pela sétima rodada, Rony se isolou como o artilheiro do time na edição atual do torneio – os outros tentos foram diante do Goiás, pela segunda rodada, e do Corinthians, pela terceira rodada do Nacional.

“Impusemos nosso ritmo. A equipe está de parabéns pela movimentação e o que o professor pediu. O primeiro tempo foi perfeito. Seguirei tentando. Nunca desisto. Uma hora vou acertar”, declarou Rony ao sair de campo no intervalo da partida, quando o Verdão vencia por 2 a 0 (Raphael Veiga abriu aos 8, Rony ampliou aos 30 e, no último minuto do segundo tempo, Gabriel Menino ainda faria o terceiro do Verdão).

Antes, Rony dividia a artilharia do time no Brasileiro com Dudu e, curiosamente, com o zagueiro Gustavo Gómez, que também pontuou duas vezes no certame.

E na temporada de forma geral, incluindo todas as competições disputadas, o camisa 10 aparece como o vice-artilheiro do time, de forma isolada, com agora nove bolas na rede, atrás só de Raphael Veiga – que nesta noite foi desfalque do time devido a uma virose -, com 16 gols.

Além de goleador do time no Nacional e vice-artilheiro, Rony também domina outra estatística dentre seus companheiros de grupo em 2022: é o líder em finalizações certas nesta temporada, com 27, seguido de Raphael Veiga, com 26 – depois, aparecem Gustavo Scarpa e Rafael Navarro, ambos com 19.

Rony chegou hoje a 32 gols pelo Palmeiras, e já está no top 100 de maiores goleadores da história do Palmeiras. Nesta noite, ele subiu de posição neste ranking: saltou de 94º para 88º da lista. Essa subida se deve ao fato de antes estar empatado com outros oito jogadores. São eles: Barcos, Careca, Deyverson, Gaúcho, Marcos Assunção, Muñoz, Reinaldo Xavier e Ronaldo Drummond.

Agora, na 88ª colocação dos que mais fizeram gols pelo clube em todos os tempos, com 32 bolas na rede, está empatado com outros seis jogadores com a mesma quantidade de gols: Baroninho, González, Loschiavo, Luiz Adriano, Pedrinho (Pedro Paulo de Oliveira) e Gustavo Scarpa.

Rony também está perto de entrar em outro ranking: se fizer mais três gols, chegará a 35 e passará a figurar na lista dos 10 maiores goleadores do Verdão neste século, igualando as 35 bolas na rede de Edmundo (considerando a segunda passagem do Animal, cujos gols foram marcados no Século XXI, ou seja, a partir de 2001 – no caso de Edmundo, mais precisamente entre 2006 e 2007).