Departamento de Comunicação

Raphael Veiga viveu noite de gala na vitória do Palmeiras sobre o Independiente Petrolero-BOL por 5 a 0, marcando os três primeiros gols da partida (aos 16, de pênalti, aos 21 do primeiro, e aos 14 do segundo) e, com isso, atingiu uma série de novas marcas, como atualizar seus 100% de aproveitamento em cobrança de penalidades máximas e também ultrapassar Rony como o maior artilheiro do Verdão em toda a história da Libertadores e se tornar o número um.

Além de ser o primeiro hat-trick de Veiga no Palmeiras – ele já havia marcado duas vezes em um só jogo em sete ocasiões anteriores –, o jogador, antes de a bola rolar, somava 11 gols pela competição incluindo todas as suas participações anteriores pelas quais atuou com a camisa palmeirense. E, na lista geral da história da artilharia palmeirense da Libertadores, estes 11 gols o deixavam atrás apenas do ex-meia Alex (12 gols) e Rony (13).

Entretanto, ao surpreender e marcar três vezes, o meio-campista chegou a incríveis 14 gols – o detalhe é que o ex-meia Alex, desde a edição de 2001, ostentava este recorde com 12 gols, e só foi ultrapassado por Rony na partida anterior do Verdão na Libertadores (contra o Emelec, no último dia 27).

Desta forma, Rony, que por praticamente um ano ficou com 11 gols na Libertadores, colado em Alex (com 12) e só conseguiu igualá-lo recentemente e desbanca-lo há apenas uma semana (sendo o primeiro a fazê-lo em duas décadas), contou com poucos dias de reinado. Como um ciclone, Raphael Veiga surgiu nesta lista e ‘tomou’ o lugar do companheiro de time, se isolando como maior artilheiro do Palmeiras na Libertadores com 14 bolas na rede, superando os 13 de Rony.

Veiga, aliás, não perde pênalti! Jamais desperdiçou uma cobrança pelo Verdão, seja no tempo regulamentar ou em disputas eliminatórias. Foram, com a de hoje (em seu primeiro gol no jogo), 22 oportunidades, sendo 20 durante os 90 minutos de jogo e duas em decisões por penalidades máximas. Antes dessa, última cobrança convertida aconteceu no duelo com o Ituano, no Allianz Parque, em São Paulo-SP, pelo Campeonato Paulista.

Vale lembrar que quando chegou ao seu terceiro gol na partida, de quebra, Veiga somou seis gols pela Libertadores 2022, igualando Rafael Navarro no topo da artilharia geral do torneio – Navarro era, até então, artilheiro isolado da competição. Mas Navarro logo tratou de fazer um gol (o quarto da partida – Murilo ainda completaria o placar com mais um) e, com isso, o camisa 29 chegou a sete gols na Libertadores, mas é possível dizer que Veiga viveu o ‘gostinho’ de ser artilheiro da competição por alguns minutos antes de Navarro se isolar novamente.

Ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um), e Borja (em 2018, com nove gols).

MURILO: NOVO ZAGUEIRO-ARTILHEIRO DO VERDÃO

No que depender do retrospecto recente de Murilo, o palmeirense pode esperar mais gols. Desde que estreou pelo Verdão, em 23 de janeiro, este reforço que veio para fortalecer a defesa do Palmeiras em 2022 vem ganhando cada vez mais notoriedade também no ataque, e parece não se cansar de mostrar isso à torcida: hoje, em sua 20ª partida pelo clube, contra o Indendiente Petrolero-BOL, fez um belo gol de cabeça após cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa.

O zagueiro Murilo, em seu jogo de estreia atuou por apenas 15 minutos, pois entrou aos 30 do segundo tempo no lugar de Luan, contra o Novorizontino, na vitória por 2 a 0 pelo Campeonato Paulista. Mas no jogo seguinte do Verdão, em 26/01, foi titular na vitória por 3 a 0 contra a Ponte Preta e já deixou sua marca pela primeira vez.

Curiosamente, não demorou muito e outro gol de Murilo (isso foi dois jogos após marcar sobre a Ponte, portanto, em seu quarto duelo pelo clube chegava à sua segunda bola na rede). Depois, mais recentemente, em seu 11° jogo – semifinal do Paulista contra o Bragantino – voltou a sacodir as redes, fazendo o primeiro da vitória por 2 a 1 que classificou o Verdão à final do Paulistão 2022 (torneio do qual sairia como campeão).

Em se tratando de um zagueiro, é impossível deixar de notar este faro de gol. Dada a frequência de gols e o ritmo neste tão pouco tempo de Palmeiras, seria até justa uma comparação com outros zagueiros que tinham prazer pelas redes, como Vítor Hugo, Yerry Mina e outros.

Dupla de zaga artilheira?

O próprio Gustavo Gómez pode ser considerado um zagueiro-artilheiro. O paraguaio jamais passou uma temporada sem marcar pelo Verdão: são 19 gols ao todo, sendo 3 em 2018; 5 em 2019; 6 em 2020; 3 em 2021; 2 na temporada atual – sendo o mais recente no clássico contra o Corinthians do último dia 23. Com seus 19 gols, Gómez já está entre os seis zagueiros que mais pontuaram pelo clube palmeirense na história.

Os outros gols de Murilo

O primeiro gol de Murilo havia sido marcado na vitória contra a Ponte Preta, no Allianz Parque – foi o segundo jogo de Murilo pelo clube, sendo o primeiro como titular, e, na ocasião, o jogador marcou o primeiro da partida, de pé direito, dentro da área, após assistência de Zé Rafael, abrindo caminho no triunfo por 3 a 0 sobre a Macaca (os outros gols foram de Luan e de Rony).

Já o segundo tento foi diante da Ferroviária, pela sétima rodada antecipada (quinto compromisso do Verdão no Campeonato Paulista). Eleito o melhor em campo naquela partida, ele abriu o placar aos 37 do segundo tempo após subir mais alto que a zaga adversária e desviar contra a meta do goleiro Saulo, após cobrança de escanteio de Patrick de Paula. No segundo tempo, Breno Lopes fez o segundo do Alviverde aos 20 minutos e fechou resultado final em 2 a 0.

E o terceiro gol foi há pouco mais de um mês, em 26 de março, quando abriu caminho para a classificação do Verdão sobre o Bragantino pelo Campeonato Paulista marcando o primeiro na vitória por 2 a 1, fazendo com que o time avançasse à final do Paulistão 2022 (torneio do qual saiu campeão): na ocasião do gol, Murilo viu a bola viajar após ser lançada por Scarpa na grande área, chegando até Gustavo Gómez, que, rapidamente, ajeitou de cabeça para que Murilo chegasse chutando de pé esquerdo, com muita força, da entrada da pequena área.

Histórico do jogador

Revelado pelo Cruzeiro, onde chegou aos 13 anos, Murilo foi figura constante em convocações da Seleção Brasileira de base e estreou profissionalmente pelo time celeste em 2017. Integrou o elenco campeão mineiro em 2018 e 2019 e da Copa do Brasil em 2017 e 2018, somando, ao todo, 60 partidas pelo clube. Na Raposa, jogou ao lado de Rony, ainda na base, e de Mayke.

No meio da temporada de 2019, valorizado pela eficiência no jogo aéreo e pela firmeza atuando do lado esquerdo da zaga, Murilo foi vendido ao Lokomotiv Moscou, pelo qual contabilizou 71 partidas (sendo dez pela Champions League) e cinco gols, além dos títulos da Supercopa da Rússia de 2019 e da Copa da Rússia em 2021.