São Paulo x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Bruno Alexandre Elias
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Palmeiras x São Paulo 
Competição:
Campeonato Paulista – 11ª rodada
Data e horário: 16/03/2019, às 16h30
Estádio: Estádio do Pacaembu
Transmissão: Premiere
Suspenso: Deyverson

Líder do grupo B com 19 pontos ganhos em 10 rodadas, o Palmeiras pode garantir neste sábado (16), contra o São Paulo, a classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista. Se superar o rival tricolor, o Maior Campeão do Brasil não poderá mais ser ultrapassado por Novorizontino e Guarani e, assim, decidir em casa o jogo válido pelas quartas de final do torneio estadual.

TIME QUE MENOS PERDEU NO PAULISTA
Com apenas um revés sofrido em toda a competição até aqui, o Palmeiras figura na lista dos times que menos perderam. Os outros que foram superados em uma única ocasião são o Red Bull Brasil e o Santos. Os dados estão atualizados até o encerramento da 10ª rodada do Estadual.

DEFESA MENOS VAZADA DO PAULISTA
Coletivamente, após o duelo contra o Mirassol (empate por 1 a 1), mesmo sofrendo um gol, o Palmeiras continua como dono isolado da melhor defesa dentre os 16 clubes que disputam o Campeonato Paulista, com cinco tentos sofridos ao longo do torneio (média de 0,5 por partida), seguido de Ponte Preta, com seis, e Red Bull, sete.

TIME QUE MAIS DRIBLA NO PAULISTA
O Palmeiras é a equipe que mais acumula dribles no Campeonato Paulista: são 78 ao todo, isolado, à frente do Santos, com 64. Quando o assunto se restringe a dribles certos (ou seja, quando o jogador o aplica sem perder a posse de bola em seu percurso), o Alviverde segue líder isolado, com 53 fintas, cinco a mais do que o Botafogo, que é o segundo colocado no quesito, com 42. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 10ª rodada do Estadual.

DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO PAULISTA
Se coletivamente o Palmeiras ocupa o terceiro posto dentre os times que mais sofrem faltas no Campeonato Paulista (171), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Apenas o atacante Dudu foi parado 36 vezes por seus adversários, fato que torna o camisa 7 do Verdão o jogador mais caçado do torneio, seguido de Wesley, meia do Bragantino, com 32. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 10ª rodada do Estadual.

DUDU: JOGADOR QUE MAIS DRIBLA NO PAULISTA
Se coletivamente o Palmeiras lidera o índice de dribles no Campeonato Paulista (78 fintas), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Sozinho, Dudu acumula 21 dribles aplicados sobre seus adversários ao longo da competição estadual, sendo o top 1 neste quesito no certame, dois a mais do que Anderson Pimentinha, do Botafogo-SP, segundo colocado, com 19. Quando o assunto se restringe a dribles certos, Dudu possui um total de 18, e lidera o fundamento com folga – seis a mais do que Wesley, meia do Bragantino, com 12. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 10ª rodada do Estadual.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL
O técnico Luiz Felipe Scolari completou na última terça-feira (12), contra o Melgar, do Peru, pela Conmebol Libertadores, sua 450ª partida no comando do Verdão. Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o treinador soma até aqui 219 vitórias, 122 empates e 109 derrotas. Além do título do Campeonato Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 42 partidas – 27 triunfos, 11 empates e quatro reveses.

ESTÁDIO DO PACAEMBU: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras irá disputar, em 2019, sua segunda partida no estádio do Pacaembu. O primeiro embate, com mando palestrino, foi diante do Bragantino, também pelo Paulista, e terminou 2 a 0. Jogar no campo municipal é sempre especial para o Alviverde, já que foi o próprio Palmeiras o responsável por inaugurar o estádio. O fato ocorreu em 28 de abril de 1940, quando o time alviverde goleou o Coritiba por 6 a 2 e venceu a primeira competição disputada no local, chamada Torneio de Inauguração do Pacaembu. Os gols palestrinos foram anotados por Echevarrieta (3), Luizinho, Elyseo e Sandro. Ao todo, o Maior Campeão do Brasil atuou na cancha em 1126 jogos e acumula 574 vitórias, 302 empates e 250 derrotas, com 2053 gols marcados contra 1314 gols sofridos.

ESTÁDIO DO PACAMEBU: PALMEIRAS MAIOR CAMPEÃO
Além disso, conquistas não faltam no estádio municipal: o Verdão ostenta ainda o posto de maior campeão da história do Pacaembu – são 26 títulos no local. Dentre as principais glórias nele obtidas, estão os Brasileiros de 1960 (Taça Brasil), 1967 (Robertão) e de 1994; e os Paulistas de 1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963 e 1972. O triunfo mais recente aconteceu em 2014, quando o Verdão venceu a Fiorentina por 2 a 1 – gols de Victor Luis e Leandro – e faturou o Troféu Julinho Botelho/Copa Euroamericana.

ESTÁDIO DO PACAEMBU: RETROSPECTO RECENTE
O retrospecto recente do Palmeiras no Pacaembu também é animador. Nos últimos 17 embates disputados no local, o Alviverde foi superado em uma única ocasião, com outras 14 vitórias e dois empates (31 gols marcados e 10 sofridos).

ESTÁDIO DO PACAEMBU: SÉRIE INVICTA
O Maior Campeão do Brasil ostenta uma série invicta atual no estádio de sete partidas, sendo cinco vitórias em sequência. Este tabu positivo inclui triunfos sobre o Internacional, Bahia, Cruzeiro, Grêmio, Ceará e Bragantino, além de um empate diante do Santos.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: RETROSPECTO GERAL
Esta será a 312ª vez em que Sociedade Esportiva Palmeiras e São Paulo Futebol Clube se enfrentam (desde 1936). No retrospecto geral, o Tricolor leva vantagem, com 108 vitórias contra 104 do Verdão. Entre 1930 e 1935, no entanto, o São Paulo da Floresta cruzou o caminho palestrino 16 vezes. Foram cinco vitórias alviverdes, sete empates e quatro derrotas. O Verdão marcou 24 gols e foi vazado em 25 oportunidades.

O Palmeiras entende que, para efeito de estatísticas, é necessário contabilizar todas as partidas em que os dois clubes se enfrentaram, sejam elas por jogos de 80 minutos (duas etapas de 40, como acontecia nas décadas de 10 e de 20), sejam por jogos de 90 minutos (duas etapas de 45, como ocorre atualmente) ou até mesmo jogos com duração específica para determinada competição (como os casos do Torneio Início e do Taça Manoel Domingos Corrêa, com um total de 15 e 30 minutos, respectivamente) e como alguns jogos de Campeonato Paulista que contemplavam prorrogação, totalizando 120 minutos.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: DUELOS NO ESTÁDIO DO PACAEMBU
O Palmeiras já encontrou o São Paulo no Pacaembu em 130 oportunidades. Foram 47 vitórias, 41 empates e 42 derrotas. A maior goleada do Verdão no local aconteceu em maio de 1965, quando o time palestrino venceu o rival por 5 a 0 – gols marcados por Servílio (2), Dario (2) e Rinaldo. O último duelo entre os clubes no local aconteceu em março de 2016, pelo Campeonato Paulista, e terminou com triunfo alviverde por 2 a 0 – tentos anotados por Dudu e Robinho. Nos últimos 10 jogos no estádio do Pacaembu contra o São Paulo, o Verdão venceu seis vezes, empatou dois jogos e foi derrotado em apenas outras duas oportunidades. O último revés aconteceu em agosto de 2014.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: VITÓRIAS SEGUIDAS
Atualmente, o Palmeiras ostenta quatro vitórias consecutivas contra o São Paulo. Foram triunfos por 4 a 2 (Brasileiro), 2 a 0 (Paulista), 3 a 1 (Brasileiro) e 2 a 0 (Brasileiro) – três vezes no Allianz Parque e uma no Morumbi. A última série tão grande aconteceu entre 1995 e 1997, quando o Verdão venceu seis vezes seguidas.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: 10 ANOS DE INVENCIBILIDADE NO PAULISTA
Considerando apenas clássicos válidos pelo torneio estadual, o Verdão não perde para o rival desde 2009. No período, o Palmeiras venceu seis vezes o São Paulo e empatou em outras três oportunidades. Ao todo, foram 161 partidas disputadas pelos dois clubes no Paulista, com 51 vitórias do Verdão, 45 empates e 65 triunfos tricolores – 204 gols marcados contra 232 sofridos.