Departamento de Comunicação

Quando entrou em campo para enfrentar a Ponte Preta, na tarde deste domingo (09), Dia das Mães, fora de casa, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), o Palmeiras somava 4.999 bolas na rede desde a primeira participação no Estadual, em 1916. Desta forma, quando Gustavo Scarpa abriu o marcador, teve a honra de marcar o gol de número 5 mil. Já os gols 5001 e 5002 foram anotados por Willian e Wesley, respectivamente, na vitória por 3 a 0 que valeu vaga nas fases decisivas do torneio.

Além de ter marcado o gol 5 mil do Verdão na história do Campeonato Paulista, também concedeu duas assistências na partida: para os gols de Willian (o segundo dos 3 a 0) e de Wesley (o terceiro dos 3 a 0) e, com isso, ampliou sua marca de jogador do atual elenco com mais participações dentre os palmeirenses na temporada (ou seja, gols e assistências somadas): dez ações, sendo três gols e sete assistências. Em segundo vem Rony, com 6 ações (cinco gols e uma assistência).

Aliás, Scarpa é o atual garçom do time na temporada, e agora disparou ainda mais, com sete assistências, quatro delas só nos últimos dois jogos!

O camisa 14 do Verdão é o jogador com mais partidas pelo clube em 2021: são 28 no total, seguido por Weverton, com 26 – este dado contabiliza também os duelos da temporada 2020 realizados entre janeiro e março deste ano.

Recentemente, o camisa 14 marcou mais um gol de falta com a camisa do Palmeiras na vitória por 2 a 1 contra o Defensa y Justicia-ARG, na Argentina, pela CONMEBOL Recopa. O último tento de falta do Verdão havia sido anotado justamente por ele, no dia 14 de fevereiro deste ano, no triunfo por 3 a 0 sobre o Fortaleza, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

Polivalente, o meia-armador de origem revezou-se em diversas posições durante a temporada passada: lateral-esquerdo e atacante pelos dois lados.

No elenco, de forma geral, com as duas assistências concedidas nesta tarde, o jogador encostou em Willian Bigode e agora está a apenas um passe de se tornar o pricipal garçom do elenco: Willian, com 25, é o líder (Scarpa chegou a 24).

Já em relação aos gols, ele é o quarto artilheiro do elenco, com 26 bolas na rede, atrás só de Willian (59), Raphael Veiga (29) e Luiz Adriano (28) – em 2019, foi o goleador do time, ao lado de Dudu, com 13.

Até antes de entrar em campo no duelo desta tarde, Scarpa era o líder do time em assistências para finalização nesta temporada: 12, seguido por Raphael Veiga e Patrick de Paula, com 11.

Além disso, Scarpa é ainda um dos 14 jogadores da história que conseguiram conquistar o Paulista, o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Palmeiras – os outros são os goleiros Weverton, Jailson, Marcos e Velloso, os zagueiros Luan, Gómez e Cleber, os laterais Marcos Rocha e Mayke, os meio-campistas Felipe Melo, Lucas Lima e Zinho e o atacante Willian. O zagueiro Vitor Hugo e o atacante Dudu também se sagraram campeões das quatro competições, mas não disputaram o Paulista 2020 e a Libertadores 2020 até o final.