Senhor Palmeiras, Pracidelli está de volta: Aqui é minha verdadeira casa

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

Carlos Pracidelli está mais uma vez de volta ao Palmeiras. Senhor Verdão, a história do preparador de goleiros se confunde com a história recente do clube: foram 14 anos de serviços prestados e um total de 13 títulos conquistados. Algo que poucos conseguiram em toda a trajetória de profissionais que já passaram pelo Palestra Itália.

´Sinceramente, é uma emoção enorme, de arrepiar, esse retorno ao clube ao lado do Scolari. O Palmeiras é a minha verdadeira casa e eu devo tudo o que tenho na minha vida pessoal e profissional ao clube´, disse Pracidelli, com exclusividade para o site oficial do Verdão.

Pracidelli trabalhou no Palmeiras entre 1992 e 2002, em 2003 e 2004, e depois retornou em 2006. Só saiu em três oportunidades, para trabalhar alguns meses no Santos [2002], São Caetano [2005] e a partir de 2008 no Chelsea, da Inglaterra, à convite do próprio Felipão.

O profissionalismo, a ética e o currículo de conquistas foram recompensados ainda mais em 2002, quando foi chamado mais uma vez por Scolari para compor a comissão técnica da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato na Copa do Mundo daquele ano.

Quando deixou o Verdão pela última vez, após a conquista do Paulistão de 2008, Pracidelli recebeu uma homenagem da diretoria do Palmeiras (ver foto ao lado) com uma placa entregue pelos goleiros do clube na época, Marcos, Diego Cavalieri e Bruno. Emocionado, o preparador de goleiros não conteve as lágrimas e afirmou, à época:

´É emocionante tudo isso o que está acontecendo. Sinceramente, não esperava. O Palmeiras proporcionou tudo o que eu tenho até hoje e espero que essa despedida seja apenas um até logo´, comentou Pracidelli, que foi ovacionado pelos mais de 14 mil torcedores que comparecem ao Palestra Itália na vitória sobre o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro.

Aos 52 anos, Pracidelli iniciou sua trajetória nas categorias de base do Palmeiras em 1991, e a partir do ano seguinte tornou-se o preparador de goleiros do time profissional, ao lado de Zé Mario. Em mais de uma década, deu ao clube gratas revelações no gol palmeirense, entre eles, Marcos, Diego Cavalieri e Bruno, sendo um dos principais responsáveis, também ao lado de Valdir Joaquim de Moraes, a dar continuidade ao trabalho de fabricar talentos debaixo dos três paus.

´Eu, o Scolari e o Murtosa estamos voltando com sede de trabalho e conquistas. Além disso, é gratificante retornar e poder trabalhar novamente com os goleiros que eu ajudei a revelar. Eu sabia que um dia isso iria acontecer e não vejo a hora de ajudar o Palmeiras com novos projetos e conquistas´, explicou Pracidelli, que vai se apresentar ainda durante este mês de junho.