Departamento de Comunicação

O Palmeiras se despediu do Campeonato Paulista Feminino na última quarta-feira (13) alcançando uma marca expressiva em sua história: com a goleada por 7 a 1 sobre o Nacional, o clube ultrapassou os 400 gols marcados somando todas as suas participações no torneio estadual, chegando a um total de 404 tentos em apenas 162 jogos disputados.

Palmeiras alcançou a marca de 400 gols no Paulista Feminino (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

O gol de número 400 foi o terceiro marcado contra o Nacional e o segundo de Ary Borges na partida. Após cruzamento de Carolzinha pelo lado direito, a bola passou por Carol Baiana e encontrou a camisa 8, que mandou para o fundo das redes, aos 34 minutos do primeiro tempo.

“É uma felicidade muito grande marcar meu nome na história do Palmeiras de alguma forma e em uma competição tão especial para o futebol feminino, como é o Paulistão. Com certeza, o primeiro objetivo de todas aqui é ajudar a equipe a marcar gols”, disse Ary, que balançou as redes seis vezes nesta temporada.

Melhor meio-campista do Paulistão 2020, Ary tem 49 jogos com a camisa alviverde (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

A meia chegou ao Verdão em 2020 e é a artilheira do atual elenco em campeonatos estaduais, com 10 gols. Quando disputou o torneio com a camisa alviverde pela primeira vez, na temporada passada, Ary marcou sete gols, e dois foram especiais: o gol nas quartas contra o São José e o da semifinal contra o Corinthians.

“O primeiro (da lista de gols especiais) foi o da semifinal contra o Corinthians, pela história do jogo, um clássico e pela jogada trabalhada, que também foi muito bonita”, lembrou. “O outro gol foi contra o São José, em Vinhedo. Foi de esquerda, bem próximo do meio de campo, acho que foi um belo gol”, completou.

Eleita a melhor meio-campista do campeonato em 2020, a polivalente jovem de 21 anos joga em todas as posições do meio para frente. “Poder atuar em várias posições me ajuda, e consequentemente, posso ter mais minutos em campo. Fico muito feliz de estar ajudando o clube”, finalizou.

Convocada para amistosos da Seleção Brasileira, Ary está na Austrália com as companheiras de elenco Julia Bianchi, Katrine, Tainara e Thais para dois jogos preparatórios diante da Austrália nos dias 23 e 26 de outubro, no Commbank Stadium, em Sydney.

A PIONEIRA E A ARTILHEIRA

Essa foi a 13ª participação alviverde em Campeonato Paulista. São 72 vitórias, 30 empates e 60 derrotas em 172 partidas, com 404 tentos feitos e 250 sofridos.

O primeiro gol na história da competição foi anotado em 18 de março de 1997, pela zagueira Tânia Maranhão, em cobrança de pênalti no empate por 2 a 2 com a Portuguesa. Já maior artilheira do clube no estadual é a ex-atacante Nildinha, que balançou as redes em 23 oportunidades em duas passagens (1999 e depois em 2011 e 2012).

A maior goleada do Verdão aconteceu em 1999, quando as Palestrinas venceram a equipe do Comercial de Ribeirão Preto-SP pelo placar de 18 a 0.

Tânia Maranhão (à esquerda) e Nildinha (à direita) disputaram o Paulista de 2011 pelo Verdão (Foto: Bruno Miani/ZDL)