Departamento de Comunicação

O Palmeiras finalizou na tarde desta sexta-feira (18), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Santo André, no sábado (19), às 16h, no Allianz Parque, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O dia foi marcado pela presença do ídolo alviverde César Sampaio, que integra a comissão técnica da Seleção Brasileira e realizou uma visita para captar informações visando as próximas convocações.

“Dentro da comissão técnica, temos uma distribuição de visitações nestes períodos pré-convocatórios. Quando temos tempo e disponibilidade, fazemos o pré-jogo e o jogo. A gente procura entender não só o universo em que os jogadores estão envolvidos como, também, caso haja alguma convocação, informações para que o atleta possa fazer uma função próxima à que ele está acostumado no clube. A ideia é que a mudança não seja tão drástica na Seleção e que possamos, assim, facilitar essa adaptação quando ele é convocado”, explicou o ex-meio-campista, bicampeão paulista em 1993 e 1994, bicampeão do Torneio Rio-São Paulo em 1993 e 2000, bicampeão brasileiro em 1993 e 1994 e capitão na conquista da Copa Libertadores de 1999.

O ídolo também não poupou elogios à sua eterna casa. “É inevitável a minha identificação com os valores do clube e é um prazer enorme voltar ao lugar onde, apesar de ter jogado nos quatro grandes de São Paulo, a minha imagem está totalmente atrelada. Isso é histórico e nunca será apagado. É gratificante ver agora esta estrutura de nível mundial em todos os segmentos, não só física e metodológica, como também os funcionários de alto nível. O Palmeiras é um clube que está sempre tentando inovar e se atualizar tanto dentro quanto fora de campo. É uma referência na América do Sul e tudo isso que o clube vem vivendo não é por acaso, é sim por esta estrutura sólida e, continuando desta forma, estará sempre entre os melhores”, disse Sampaio, que, ao todo, somou 307 partidas, com 175 vitórias e 25 gols pelo Verdão.

Os meio-campistas Patrick de Paula e Danilo (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

No gramado, a comissão de Abel Ferreira comandou trabalhos táticos. No primeiro, em um octógono posicionado por fitas, dois times aprimoraram saídas de bola, movimentações e transições, entre outros fundamentos. Um time atacava para uma meta normal com um goleiro, enquanto o outro tinha como intuito chegar a dois gols nas extremidades sem arqueiro. Na sequência, a provável equipe titular foi separada para ajustes finos, enquanto o restante do elenco aperfeiçoou finalizações.

O Maior Campeão do Brasil é o atual líder do Grupo C do torneio estadual com 13 pontos, decorrentes de quatro vitórias (Ponte Preta, Água Santa, Novorizontino e Ferroviária) e um empate (São Bernardo).

Recepção especial

Antes das atividades, os atletas e a comissão técnica do Verdão foram recepcionados na porta da Academia de Futebol pela aposentada Jane Chiazza. A torcedora de 54 anos trouxe uma faixa de agradecimento ao empenho demonstrado pela equipe durante a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. “Venho aqui agradecer ao Abel Ferreira e a todos os jogadores do meu Palmeiras por tudo o que fizeram no Mundial de Clubes. Vocês deram o melhor de vocês. Obrigado!”, escreveu a palestrina, que mora em Diadema (SP).

O comandante português fez questão de descer do seu carro para cumprimentar a aposentada, com quem conversou e tirou fotos. Os atletas tricampeões da Libertadores também agradeceram à torcedora pelo gesto de carinho.

O técnico Abel Ferreira falou com a torcedora Jane Chiazza antes do treino desta sexta-feira (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)