Sport x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Sport x Palmeiras
Competição:
Campeonato Brasileiro (26ª rodada)
Data e horário: 23/09/2018 – 18h00
Estádio: Ilha do Retiro
Transmissão: Premiere

De volta ao Brasil após vencer o Colo-Colo, no Chile, pela Conmebol Libertadores, o Palmeiras treinou na tarde deste sábado (22) no estádio do Arruda, em Recife-PE. A partida do próximo domingo (23), válida pela 26ª rodada do Brasileirão, será contra o Sport, na Ilha do Retiro.

A parada em Pernambuco foi a segunda na maratona de viagens que o Verdão está realizando. Depois de Recife, a equipe seguirá para Belo Horizonte, onde, pela Copa do Brasil, irá enfrentar o Cruzeiro.

O técnico Luiz Felipe Scolari aproveitou a movimentação para definir o time que irá enfrentar o Sport e ensaiar jogadas e cobranças de bola parada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O treino deste sábado foi no estádio do Arruda, em Recife-PE

Contra o Sport, o Palmeiras pode chegar a 11 jogos de invencibilidade no torneio nacional. Os jogos da atual sequência referem-se às vitórias contra o Paraná Clube, Vasco da Gama, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR e Corinthians, e aos empates contra o América-MG, Internacional e Bahia.

A última vez em que o Verdão ficou por tantos jogos sem conhecer uma derrota na competição foi em 2016, ano em que se sagrou campeão brasileiro pela nona vez: à época, a série invencível foi de 15 duelos.

> Confira as fotos do treino deste sábado (22)

SÉRIE DE JOGOS INVICTOS FORA DE CASA

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Sob o comando de Felipão, o Verdão alcançou a marca de oito partidas de invencibilidade fora de casaCom a vitória por 2 a 0 diante do Colo-Colo-CHI no último jogo do Verdão, pela Libertadores, o Palmeiras chegou a oito jogos invictos fora de seus domínios. Neste domingo (23), contra o Sport, a equipe alviverde terá, portanto, a chance de ampliar esta marca ainda mais, podendo chegar a nove partidas seguidas sem sofrer um revés como visitante.

A série atual contempla quatro resultados positivos (Cerro Porteño-PAR, Vitória, Chapecoense e Colo-Colo-CHI) e quatro empates (Bahia, duas vezes, América-MG e Internacional), com dez gols marcados contra apenas dois sofridos. Ao todo, jogando fora de casa, são 32 jogos disputados em 2018, com 20 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas, com 52 gols marcados contra 14 sofridos, e um aproveitamento de 71%.

DEFESA QUE NINGUÉM PASSA

Contra o Colo-Colo-CHI, na última quinta (20), o Palmeiras ficou por mais uma partida sem saber o que é sofrer gol, algo que se repete pela 10ª vez sob o comando de Felipão nesta terceira passagem do treinador pelo clube (o detalhe é que o atual comandante esteve à frente do Verdão em 13 ocasiões em 2018). Não à toa, o Verdão vive um ótimo momento defensivo: sofreu apenas quatro gols nos últimos 16 jogos, sendo nove deles em sequência, entre julho e agosto – algo inédito desde 1987, ano recordista de partidas intransponíveis (12 jogos).

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA

Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 34 ao todo (em 57 partidas) – cinco a mais do que Grêmio, com 29. No percentual de vitórias, isso representa 59,65%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Internacional, 2º no quesito, com 54,55%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela Libertadores da última quinta-feira (20).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Palmeiras é a equipe com o ataque mais positivo nesta temporadaTIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA

O Maior Campeão do Brasil, dentre os 20 clubes da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 89 ao todo, à frente do Grêmio, com 87. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,56 gol por jogo, o que isola o Verdão como primeiro colocado neste quesito, à frente do Grêmio, que possui média de 1,53. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela Libertadores da última quinta-feira (20).

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA

Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 54 (ou seja, marcou 89 gols e sofreu 35); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 47 tentos de saldo; o Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,61 por partida, contra 0,64 do Internacional (segundo colocado do ranking). O time de Felipão, aliás, vive uma boa fase no sistema defensivo (sofreu apenas quatro gols nos últimos 16 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela Libertadores da última quinta-feira (20). Obs.: o cálculo não leva em conta eventuais amistosos disputados.

TIME QUE MAIS DRIBLA NO BRASILEIRÃO

De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 180 fintas aplicadas até aqui, contra 155 de Santos e 149 do Botafogo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

TIME MAIS CAÇADO DO BRASILEIRÃO

O Palmeiras é o time que mais sofreu faltas no Brasileirão 2018. Foram, ao todo, 453 infrações marcadas a seu favor, contra 445 do Vitória, segundo colocado no quesito, e 434 do Bahia. Na média, isso representa 18,10 faltas por jogo – quesito que o Verdão também segue como primeiro colocado, contra 17,80 por partida do Vitória, 2º time mais parado pelos adversários na média. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

TIME COM MAIS DESARMES NO BRASILEIRÃO

O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 591 botes, contra 532 do segundo colocado, Flamengo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Desfalque contra o Colo-Colo, o zagueiro Luan viajou para Recife na sexta-feira (21)

TOP 1 EM INTERCEPTAÇÕES DE BOLA NO BRASILEIRÃO

Com apenas dois gols sofridos nos últimos dez jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 150 oportunidades, contra 106 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

TOP 1 EM LANÇAMENTOS NO BRASILEIRÃO

O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 1079, contra 950 do São Paulo, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 479 acertos, contra 428 do São Paulo, que também é vice-líder no quesito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

TOP 1 EM VIRADAS DE BOLA NO BRASILEIRÃO

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Verdão lidera as estatísticas de lançamentos e viradas de bola no BrasileirãoAlém disso, o Alviverde também é o time número um em viradas de bola: foram 130 no total, contra 112 do Ceará, segundo colocado da lista. Dentre as viradas que foram recebidas com sucesso, o Alviverde segue na liderança do quesito, com 102 lançamentos certos, contra 94 do do Ceará e 92 do Cruzeiro. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

TERCEIRO TIME QUE MAIS FINALIZA NO BRASILEIRÃO

O fato de o Verdão possuir um dos melhores ataques do campeonato pode ser explicado por uma estatística curiosa. Após a 25ª rodada, o time segue na 3ª colocação dentre as equipes que mais concluem jogadas no Campeonato Brasileiro 2018: foram 135 finalizações certas até aqui – neste quesito, o Verdão só fica atrás do Atlético-MG, com 141, e do Flamengo, com 145. Os dados são do Footstats.

SEGUNDO MELHOR ATAQUE DO BRASILEIRÃO

O Maior Campeão do Brasil possui 37 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa, de forma isolada, a segunda posição dos ataques mais positivos do certame –atrás apenas do Atlético-MG, que soma 41 bolas na rede. Os dados estão atualizados até o encerramento da 25ª rodada.

TERCEIRO TIME QUE MENOS SOFRE GOLS NO BRASILEIRÃO

Com 17 gols sofridos desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é a terceira equipe do torneio que menos vezes foi vazada. Apenas Internacional, 15 vezes, e Grêmio, 12, ganham no Verdão neste quesito. Os dados estão atualizados até o encerramento da 25ª rodada.

MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO

O Palmeiras marcou 37 gols e sofreu 17 no BR-18. Com isso, a equipe detém o melhor saldo de gols da competição, que é de 20 gols, seguido do Grêmio (19). Os dados estão atualizados até o encerramento da 25ª rodada.

VICE-LÍDER EM VITÓRIAS NO BRASILEIRÃO

O Verdão, ao lado do Flamengo, ocupa o segundo posto dentre as equipes que mais venceram no Brasileirão 2018: são 13 triunfos. O primeiro posto é dividido por Internacional e São Paulo, ambos com 14 vitórias – ou seja, apenas uma a mais do que o Alviverde e o Rubro-Negro. Os dados estão atualizados até o encerramento da 25ª rodada.

SEGUNDO TIME QUE MENOS PERDEU NO BRASILEIRÃO

Ao lado do Internacional, o Palmeiras ocupa o segundo posto dentre as equipes que menos perderam no Brasileirão 2018, com apenas quatro derrotas sofridas nos 25 jogos disputados até aqui. Neste quesito, apenas São Paulo supera o Maior Campeão do Brasil e o Colorado – o Tricolor foi superado três vezes. Os dados estão atualizados até o encerramento da 25ª rodada.

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 18 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Dudu e Lucas Lima (dez passes a gol)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (53 partidas)
>>> Jogador(es) com mais atuações no Brasileiro: Bruno Henrique e Lucas Lima (22 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos no Brasileiro: Bruno Henrique (1678 min)

MARCOS ROCHA: LÍDER EM DESARMES NO BRASILEIRÃO

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Marcos Rocha é um dos destaques defensivos do VerdãoSe coletivamente o Palmeiras é o time que mais desarma no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Mesmo tendo ficado de fora de sete das 24 partidas do Palmeiras pelo Brasileiro (algumas das quais por lesão), camisa 2 palmeirense segue como líder em desarmes no Campeonato Brasileiro de 2018. Foram 92 interceptações contra seus adversários – em segundo lugar, vem Sander, do Sport, com 84, e Patrick Nascimento, do Internacional, com 83. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

MARCOS ROCHA: VICE-LÍDER EM INTERCEPTAÇÕES NO BRASILEIRÃO

Se coletivamente o Palmeiras sé o time que mais intercepta jogadas no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Mesmo tendo ficado de fora de sete das 25 partidas do Palmeiras pelo Brasileiro (algumas das quais por lesão), camisa 2 palmeirense segue dentre os principais jogadores que impedes conclusões de passes e lançamentos de seus adversários, na primeira colocação: foram 25 interceptações até aqui – duas a mais do que Víctor Cuesta, do Internacional, com 23. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

MARCOS ROCHA E FELIPE MELO: TOP 5 EM VIRADAS DE BOLA NO BRASILEIRÃO

Marcos Rocha e Felipe Melo compõem o top 5 de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro: o lateral palmeirense está na 3ª posição, com 24 viradas – atrás de Juan Cazares, do Atlético-MG, com 27, e de Vinicius, do Bahia, com 30. Enquanto isso, o volante esmeraldino figura em 5º lugar, com 21, logo atrás do 4º colocado Rodrigo Lindoso, do Botafogo, com 22. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

DUDU: ARTILHEIRO DOS PONTOS CORRIDOS

Além disso, o camisa 7 possui 51 gols pelo Palmeiras desde que chegou ao clube, em 2015, sendo que, destes, 29 foram apenas no torneio nacional. Com isso, o Baixinho ocupa o posto de maior artilheiro do Palmeiras na história da competição disputada no sistema de pontos corridos (desde 2003).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O atacante Dudu já balançou as redes dez vezes nesta temporada

DUDU: LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO

Se coletivamente o Palmeiras é o segundo colocado no quesito passes a gol, individualmente, seus jogadores, não ficam para trás. Dudu é o líder de assistências para gols no Brasileiro, tendo servido seus companheiros, cada um deles, por seis vezes no Nacional – ao lado de Éverton, do São Paulo, e de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG. Além disso, outro palmeirense figura neste ranking, ocupando o segundo posto no quesito: trata-se de Hyoran, que concedeu cinco assistências no BR-18, ao lado de Luan, do Grêmio, De Arrascaeta, do Cruzeiro, e Jádson, do Corinthians. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

DUDU E LUCAS LIMA: GARÇONS DO TIME NA TEMPORADA

Com dez assistências cada, Dudu e Lucas Lima são os jogadores que mais colocaram seus companheiros cara a cara com o goleiro rival para marcar, sendo os maiores garçons do time em 2018 – os números incluem assistências válidas por todas as competições disputadas na temporada, entre estaduais, nacionais, continentais e amistosos.

LUCAS LIMA E BRUNO HENRIQUE: MAIS JOGOS NO BRASILEIRÃO

A dupla Bruno Henrique e Lucas Lima também ostenta uma marca curiosa: continuam sendo os atletas do grupo alviverde que mais atuaram neste Brasileirão (22 partidas, de 25 possíveis). O camisa 19 só não atuou diante da Chapecoense, pela 3ª rodada do Nacional, do Ceará, pela 11ª rodada e diante do Corinthians, pela 24ª rodada; enquanto isso, Lucas Lima não marcou presença apenas frente o São Paulo, na 9ª rodada do Brasileiro, diante do Atlético-MG, pela 14ª rodada, e no encontro com o Atlético-PR, pela 23ª rodada.

BRUNO HENRIQUE: MAIS MINUTOS NO BRASILEIRÃO

Ao ser substituído aos 15 minutos do segundo tempo na última partida do Palmeiras pelo Brasileiro, contra o Bahia, Bruno Henrique acumulou mais 60 minutos em campo (além de outros três de acréscimos referentes ao primeiro tempo) e, com isso, ampliou seu saldo de tempo em campo no Brasileiro de 2018, assumindo o posto de jogador palmeirense com mais minutos na competição: são 1678 ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

BRUNO HENRIQUE: TOP 5 DOS MAIS CAÇADOS DO BRASILEIRÃO

O dono da camisa 19 do Verdão segue no top 5 dos jogadores mais caçados do Brasileirão 2018. Ele é o quinto atleta que por mais vezes foi parado por seus adversários no torneio nacional: teve 52 infrações marcadas a seu favor, contra 54 de Rodrigo Dourado, do Internacional e Pablo, do Atlético-PR (empatados na 3ª colocação), 72 de Elton, do Bahia (segundo colocado) e 83 de Gregore, também do Bahia (que encabeça a lista dos mais caçados do torneio). Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 25ª rodada.

BORJA PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO

Hoje com 28 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos! O jogador precisa de apenas mais uma bola na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80 e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues), com 51 gols, e Willian Bigode, com 32.

BORJA JÁ INTEGRA TOP 10 DE GRINGOS COM MAIS GOLS NA HISTÓRIA

Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de gringos com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 10ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 anos em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Borja está entre os jogadores estrangeiros que mais marcaram gols com a camisa alviverde

GUSTAVO GÓMEZ NUNCA PERDEU PELO PALMEIRAS

O “zagueiro da sorte” palestino não sabe o que é perder desde sua chegada ao Palmeiras, neste ano. Até aqui, são sete partidas disputadas com a camisa alviverde, com cinco vitórias (Vasco da Gama, Vitória, Chapecoense, Corinthians e Colo-Colo-CHI) e dois empates (Internacional e Bahia). Figura constante nas convocações da seleção do Paraguai, o jogador pertence ao Milan, da Itália, e está emprestado ao Verdão.

PRÓXIMOS JOGOS

– Cruzeiro x Palmeiras | 26/09/2018 | Mineirão | 21h45 | Copa do Brasil
– Palmeiras x Cruzeiro | 30/09/2018 | Pacaembu | 11h00 | Campeonato Brasileiro
– Palmeiras x Colo-Colo | 03/10/2018 | Allianz Parque | 21h45 | Libertadores
– São Paulo x Palmeiras | 06/10/2018 | Morumbi | 18h00 | Campeonato Brasileiro

PALMEIRAS X SPORT

GERAL
61 jogos
31 vitórias [93 GP]
11 empates
19 derrotas [70 GC]

BRASILEIRÃO
37 jogos
18 vitórias [58 GP]
7 empates
12 derrotas [44 GC]

Palmeiras e Sport se enfrentam na Ilha do Retiro após dois anos. A última partida entre os times no local ocorreu em julho de 2016, na campanha do título brasileiro, e o Alviverde levou a melhor: 3 a 1, com gols de Erik, Gabriel Jesus e Cleiton Xavier. Aliás, o Alviverde leva vantagem sobre o Leão no estádio independentemente da competição: são 29 jogos desde 1955, com 16 vitórias palestrinas, três empates e dez derrotas.

Palmeiras e Sport já fizeram final de campeonato. Em 2000, a Copa dos Campeões teve sua primeira edição e reuniu os vencedores dos principais torneios estaduais e interestaduais do país para determinar um dos quatro representantes brasileiros na Libertadores de 2001. A vaga palestrina no certame nacional veio graças à conquista do Torneio Rio-São Paulo de 2000, enquanto o Sport garantiu lugar com o título da Copa do Nordeste.

Donos dos melhores índices da Copa dos Campeões nas etapas anteriores, alviverdes e rubro-negros fizeram a final em jogo único, no Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, e o Palmeiras levou a melhor: 2 a 1, com gols de Asprilla e Alberto. Nildo ainda diminuiu para o Sport, mas não foi suficiente para barrar a conquista palestrina – a última na era Parmalat. No geral, o Verdão fez cinco partidas pela competição, com três vitórias, um empate, um revés, oito tentos marcados e cinco sofridos.

RETROSPECTO DO PALMEIRAS EM 23/09

O Palmeiras entrou em campo por 16 vezes em dias 23 de setembro, data do confronto diante do Sport, pela 26ª rodada do Brasileirão. Apesar do retrospecto equilibrado, o Palmeiras leva ligeira vantagem atuando na data: seis vitórias, cinco empates e cinco reveses (17 gols marcados contra 16 sofridos).