Sub-10 é campeão da IberCup e base chega a 14 títulos em 2018
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
O time Sub-10 do Palmeiras sagrou-se campeão da IberCup, um dos principais torneios para jovens jogadores de futebol no mundo. A competição foi disputada entre sexta (20) e domingo (22), no Centro de Práticas Esportivas da USP, com o principal intuito de desenvolver e formar os garotos, mas sem deixar de lado o caráter competitivo. O clube participou ainda com as categorias Sub-11, que foi vice-campeã, e Sub-12.
[album]
O Verdão terminou a primeira fase com três goleadas: 7 a 0 sobre o Esplanada Society, 8 a 0 sobre o Referência Brasil e 8 a 1 sobre o Olímpia Soccer. Classificado aos Playoffs Ouro, o time Sub-10 alviverde bateu ainda o Sacoma Sports, por 4 a 2, nas oitavas, o Volta Redonda, por 8 a 0, nas quartas de final, e o Corinthians, na semi, por 3 a 0. Na grande final, superou o Iate Clube Brasília, por 4 a 3. Yago Bodo foi o artilheiro, com 12 gols marcados.
A IberCup é um dos maiores torneios de categorias de base do mundo, com etapas realizadas em vários países – é a primeira vez que uma delas foi disputada no Brasil. A competição é inclusiva e contou com a participação de mais de mil atletas, das categorias Sub-8 a Sub-12. Além dos grandes clubes, as inscrições eram abertas também para projetos sociais e escolinhas.
A etapa realizada em São Paulo serviu de classificatória para as etapas mundiais da IberCup que acontecerão em 2019 em Porto Alegre (entre os dias 15 e 20 de janeiro), Cascais, em Portugal, Dallas, nos Estados Unidos, e Esbjerg, na Dinamarca. Esses quatro, por sua vez, classificam os times para a final mundial, em Bolton, na Inglaterra, marcada para 25 a 28 de maio.
O Sub-11 também fez bonito. Na primeira fase, goleou a Academia Aliança, por 4 a 1, o Esplanada Society, por 7 a 0, e o Aces Sport Academy, por 3 a 0. Nos mata-matas, o Palmeiras passou pelo Volta Redonda, por 5 a 0, nas quartas de final, e pelo Taubaté, na semifinal, por 5 a 0. Na final, acabou superado pelo Flamengo, por 2 a 1.
O Palmeiras participou ainda com os garotos do Sub-12, que na fase de grupos venceram AD Amigos Cidão, por 7 a 0, FSA Esporte Clube, por 6 a 0, e Olímpica EF, por incríveis 18 a 1. Nos playoffs, o Palmeiras derrotou a Portuguesa B, nas oitavas, por 5 a 0, e a Portuguesa A, por 3 a 0, nas quartas de final. Na semifinal, acabou superado pelo Atlético-PR pelo placar mínimo de 1 a 0.
A base do Palmeiras vive seu melhor momento na história do clube e, com a conquista deste domingo (22), chegou a 14 títulos somente em 2018 (oito deles em torneios no exterior). O título do Sub-10 marca ainda a primeira taça conquistada pela categoria no Palmeiras, já que ela foi inserida nesta temporada no futebol de campo.