Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras goleiam o GE Osasco e seguem líderes do Paulista

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras goleou o GE Osasco nas categorias Sub-11 e Sub-13, neste domingo (2), pelo Campeonato Paulista. Atuando na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, o Sub-11 fez 4 a 0 sobre o adversário, e o Sub-13 jogou logo na sequência e aplicou 7 a 0. O Verdão é líder de seu grupo da primeira fase do torneio estadual e fica mais perto de avançar aos mata-matas.

O Sub-11 tem oito vitórias, três empates e uma derrota, com 27 pontos. O Audax aparece em segundo, com 26, e o São Paulo em terceiro, com 24. Os gols da vitória sobre o GE Osasco foram marcados por José Henrique, Lucas Astolfi, João Lucas e Vinicius Martins. O Verdão encara agora o Nacional, no feriado desta sexta (7), às 9h, no Nicolau Alayon, em São Paulo-SP.

A “atropelo” do Sub-13 teve gols de Keven Fernando, Fabinho (2), Caio Henrique, Endrick, Arthur Gabriel e Gilberto Júnior. Com 30 pontos (nove vitórias e três empates), o Verdão tem quatro de vantagem sobre o vice-líder São Paulo e seis sobre o Audax. A categoria também volta a campo contra o Nacional, na sexta (7), às 10h30, no Nicolau Alayon, em São Paulo-SP.

Paulista Sub-11 e Sub-13

Os clubes estão divididos em seis grupos compostos por oito ou sete equipes. O Alviverde está no Grupo 5 ao lado de Portuguesa, Taboão da Serra, Grêmio Osasco, Audax, Nacional, Oeste e São Paulo. Após jogos em turno e returno, os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para as oitavas de final, iniciado os mata-matas.

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra nesta conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato do Paulista na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. Já o Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. As duas categorias já levaram taças em 2018: o Sub-11 venceu a GO Cup e o tri da Copa Bellmare, no Japão, e o Sub-13 conquistou a Mito HollyHock Cup, no Japão.