Sub-11 faz 9 a 0, e Sub-13 também vence Paulista pela primeira fase do Estadual

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

As equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras venceram mais um adversário na fase classificatória do Estadual. No último domingo (17), na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP), o Verdão derrotou o Paulista de Jundiaí por 9 a 0 e 3 a 1, respectivamente, e mantiveram as boas campanhas rumo às oitavas de final.

Dono dos melhores números da categoria, o Sub-11 ampliou suas marcas históricas na competição. Com os nove gols feitos na rodada – marcados por Pedro, Fellipe Jack, Luighi (3), Gustavo Lima, Ryan e Marcus Vinicius (2) –, a esquadra chegou aos 80 gols em 13 jogos (12 vitórias e um empate) na liderança do Grupo 3. Luighi, com 18, e Endrick, com 15, são os artilheiros do Paulistão.

Já o Sub-13, vice-líder da chave, chegou aos 35 pontos no torneio – cinco a menos em relação ao Corinthians. A categoria soma 11 vitórias, dois empates e apenas um revés, além de 36 gols marcados e seis sofridos. Os tentos diante do Paulista foram marcados por Bruno Oliveira, Keven e Kauan.

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que joga em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo, assim como no futsal. O Sub-13 permite até sete trocas por partida, mas sem o direito de retornar ao jogo.

Participam ao todo 36 equipes, divididas em quatro grupos na primeira fase. Os clubes se enfrentam em turno e returno e avançam os quatro melhores de cada chave para as oitavas de final, iniciando-se as fases de mata-mata. O Palmeiras está no Grupo 3 ao lado de Amparo, AD Guarulhos, Juventus, Guarani, Paulista, São José EC, Atibaia e Corinthians.

No ano passado, o Verdão conseguiu a “dobradinha” de títulos com grandes campanhas. O Sub-13 superou o Santos na final, por 3 a 0, na Vila Belmiro, e o Sub-11 confirmou a taça com triunfo sobre o Guarani, por 2 a 0, na Academia de Futebol 2. Neste ano, as categorias foram campeã e vice da Copa Ouro, respectivamente, antes do início do Paulistão.