Departamento de Comunicação

Passados 213 dias desde seu último compromisso, o time Sub-17 do Palmeiras, enfim, retorna aos gramados em jogos oficiais. O primeiro duelo da categoria após a paralisação das competições acontece neste sábado (10), às 15h, contra o América-MG, no SESC Alterosas, em Belo Horizonte-MG, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será transmitido pela CBF TV (MyCujoo) e também será disponibilizado na página inicial do site do Palmeiras.

Em sua última partida pela competição, realizada no dia 11 de março, contra o Botafogo, no Allianz Parque, o Verdão goleou o clube carioca por 5 a 0 – gols de Giovani (3), Carlos Matheus e Ruan Santos. O Alviverde é o vice-líder do Grupo A, com três pontos e cinco gols de saldo, atrás apenas do Grêmio (veja abaixo a tabela de jogos).

As Crias da Academia treinaram forte para o retorno ao Brasileiro Sub-17 (Foto: Fabio Menotti)

O clube foi um dos primeiros do país a paralisar as atividades presenciais da base (março) por conta da pandemia. No período, foram prescritas tarefas diárias para todas as categorias, que, por sua vez, realizaram acompanhamentos online com psicólogo, pedagogo, nutricionista e assistente social. Esses trabalhos, inclusive, seguem de forma virtual, a fim de dar maior segurança a todos os envolvidos.

Somente as categorias Sub-20 e Sub-17 retornaram aos trabalhos presenciais, já que são as únicas com calendário vigente de competições. Seguindo rígidos protocolos de saúde, atletas e demais funcionários são submetidos constantemente a exame para detecção da COVID-19 nos mesmos moldes do futebol profissional.

“Nós, que trabalhamos no futebol, queremos sempre estar ativos, mas temos de estar atentos mais do que nunca com a segurança e saúde de todos, pois é o que o atual momento do mundo nos pede. Vamos buscar o melhor desempenho dentro de campo, jogar cada jogo como se fosse o único do campeonato para levar o Palmeiras ao melhor lugar”, declarou Artur Itiro, treinador da equipe Sub-17 do Verdão.

Assim como em 2019, o Campeonato Brasileiro Sub-17 será disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez em cada, classificando-se para as quartas de final os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos dentro da chave e em turno único. Daí em diante, a competição passa a ser disputada em mata-matas, com partidas de ida e volta.

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras na primeira fase do Brasileiro Sub-17:

11/03: Palmeiras 5 x 0 Botafogo – Allianz Parque
Gols: Giovani (3), Carlos Matheus e Ruan Santos

10/10 – 15h: América-MG x Palmeiras – SESC Alterosas (CBF TV)
17/10 – 15h: Palmeiras x Chapecoense – Academia de Futebol 2 (CBF TV)
24/10 – 15h: Palmeiras x Vasco – Academia de Futebol 2 (CBF TV)
27/10 – 20h30: Atlético-MG x Palmeiras – SESC Alterosas (CBF TV)
31/10 – 15h: Palmeiras x Grêmio – Academia de Futebol 2 (CBF TV)
03/11 – 15h: Corinthians x Palmeiras – Pq. São Jorge (CBF TV)
07/11 – 15h: Palmeiras x Sport – Academia de Futebol 2 (CBF TV)
10/11 – 15h: Bahia x Palmeiras – Centro Esportivo Praia do Forte (CBF TV)