Sub-17 do Palmeiras vence o Cagliari na final e é bicampeão da Scopigno Cup, na Itália

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras é bicampeão da Scopigno Cup, na Itália! A equipe Sub-17 do Verdão derrotou o Cagliari na final, por 2 a 1, no estádio Manlio Scopigno, na cidade de Rieti, nesta sexta-feira (30), e levantou a taça do torneio internacional pelo segundo ano consecutivo. A semi também foi disputada nesta sexta e o clube passou pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, por 2 a 0.

O futebol ofensivo praticado pelo Palmeiras em suas categorias de base encantou os europeus, e o clube recebeu também três prêmios individuais: o meia Gabriel Silva foi o melhor jogador da Scopigno Cup, Lucas Bergantin foi o melhor goleiro e o meia Wanderson foi eleito o melhor atleta da final – os gols na decisão foram marcados por João Cesco e Gabriel Silva, de pênalti.
[album]

O título foi conquistado com 100% de aproveitamento (quatro vitórias em quatro jogos). Na primeira fase, o Verdão havia vencido o Atalanta, por 1 a 0, e o Rieti, por 4 a 0. Vale destacar que sete atletas da categoria Sub-17 desfalcaram o Palmeiras na Itália, já que defendem a Seleção Brasileira no Torneio de Montaigu, na França, e em amistosos contra a Inglaterra.

A Scopigno Cup 2018 teve a participação de nove clubes italianos e três representantes internacionais: Palmeiras, Blanke Nordhorn (Alemanha), Dínamo de Moscou (Rússia), Atalanta, Rieti, Roma, Lazio, Ternara, Frosinone, Cagliari, Olbia e S.C. Gigi Riva.

O primeiro título do Verdão neste torneio, em 2017, teve grande repercussão: além de levantar a taça, a delegação alviverde entregou uma camisa alviverde personalizada ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Em 2017, a campanha alviverde teve vitórias sobre Rieti (8 a 1) e Lazio (2 a 0) na primeira fase. Nos mata-matas, superou o Pescara nos pênaltis após empate sem gols e derrotou o Dínamo de Kiev na decisão, por 2 a 0.

A semana da Páscoa está recheada de torneios internacionais para a base alviverde. Além do Sub-17 campeão em Rieti, o Sub-15 também está na Itália e participa do torneio We Love Football, em Bolonha (o time está classificado às quartas de final e pega o NK Lokomotiv, da Croácia, neste sábado). Do outro lado do mundo, os garotos do Sub-12 disputam a Copa PUMA Toreros, na província de Shizuoka, no Japão.

As viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No início deste mês, o Sub-16 abriu as viagens internacionais do ano e sagrou-se campeão no Japão.

Scopigno Cup Sub-17 2018 – Rieti, Itália

Final:

30/03: Palmeiras 2 x 1 Cagliari
Gols: João Cesco e Gabriel Silva

Semifinal:

30/03: Palmeiras 2 x 0 Dínamo de Moscou (Manlio Scopigno)
Gols: Geílson e Gabriel Silva

Primeira Fase:

27/03: Palmeiras 4 x 0 Rieti (Marco Gudini)
Gols: Marcos, Gabriel Silva, Ramon e Rondinely

29/03: Atalanta 0 x 1 Palmeiras (Stadio Gudini)
Gol: Gabriel Silva