Sub-17 do Verdão busca vaga na final da Copa do Brasil contra o Fluminense no Rio

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O atacante Fabrício fez o gol do Verdão no empate do jogo de idaAtual campeã, a equipe Sub-17 do Palmeiras busca retornar à grande final da Copa do Brasil da categoria. O Verdão enfrenta o Fluminense, nesta quarta-feira (21), às 16h, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro, pelo segundo jogo da semi – no jogo de ida, as equipes empataram em 1 a 1 na Arena Barueri. O confronto decisivo será transmitido ao vivo pelo SporTV e pela ESPN Brasil.

O time alviverde precisa vencer por qualquer placar para seguir adiante no torneio (novo empate leva a decisão para os pênaltis). O gol palmeirense em Barueri foi marcado pelo atacante Fabrício, em cobrança de pênalti já nos acréscimos do segundo tempo. A campanha total do Verdão tem três vitórias, dois empates e uma derrota até o momento.

A categoria vive uma maratona de decisões. O Palmeiras está na final do Campeonato Paulista Sub-17, contra o São Paulo, e deu um passo importante pelo título estadual ao vencer o jogo de ida por 3 a 1, no Morumbi. A partida de volta da final será no sábado (24), às 11h, no estádio José Liberatti, em Osasco, com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Palmeiras.

“Sabemos as qualidades do Fluminense e o que temos de fazer para buscar a vitória. Estamos muito concentrados e focados. Tentamos descansar bastante, são muitos jogos decisivos nessa reta final. Hidratar, comer bem e dormir no horário para mantermos a regularidade e podermos render ao máximo”, afirmou o atacante Ramon.

O Palmeiras estreou na Copa do Brasil Sub-17 vencendo o Vila Nova por 2 a 0 na primeira fase, em Goiânia, e avançou sem a necessidade do jogo de volta. Nas oitavas de final, derrotou o Internacional por 1 a 0 no Rio Grande do Sul e empatou sem gols em Barueri. A classificação nas quartas de final veio de forma emocionante: após perder por 1 a 0 do Vasco no jogo de ida, venceu pelo mesmo placar na volta e avançou nos pênaltis, por 6 a 5.

A Copa do Brasil Sub-17 é organizada pela CBF desde 2013, tornando-se o principal torneio nacional da categoria ao lado da Taça BH. Participam os 20 clubes da Série A do Brasileiro e os 12 primeiros da última Série B. Assim como a Copa do Brasil profissional, a competição Sub-17 não emprega a regra do gol qualificado como critério de desempate em nenhuma fase.

O Palmeiras foi campeão da competição pela primeira vez no ano passado após superar o Corinthians, nos pênaltis, diante de mais de 11 mil palmeirenses na final disputada no Pacaembu. Com um futebol ofensivo e envolvente, o time teve o melhor ataque da competição (22 gols) e campanha de seis vitórias, dois empates e uma derrota.