Sub-17 do Verdão vence clube da Austrália e segue 100% em torneio na China

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras venceu o Western Sydney Wanderers, da Austrália, por 1 a 0, nesta terça-feira (21), e segue 100% na Evergrande Cup U17 International Football Championship, torneio promovido pelo Guangzhou Evergrande, na China. O Verdão tem agora seis pontos conquistados e lidera isolado o Grupo A da primeira fase, com seis pontos.

O gol da vitória foi marcado pelo atacante Gabriel Veron, em jogada rápida de contra-ataque no primeiro tempo – o próprio Veron arrancou da defesa com a bola pela lateral esquerda e tocou para Geilson, que carimbou o travessão em uma bomba de longe. No rebote, Gabriel Veron acertou um belo voleio e não desperdiçou. Foi o segundo gol dele na competição internacional.

Os oito clubes estão divididos em dois grupos na primeira fase: Palmeiras, Dínamo de Kiev (Ucrânia), Guangzhou Evergrande (China) e Western Sydney Wanderers (Austrália) no Grupo A, e Flamengo, Villarreal (Espanha), Peñarol (Uruguai) e Hubei FA (China) no Grupo B. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais (confira abaixo a tabela do Verdão).

Na primeira rodada, o Palmeiras havia estreado com goleada sobre o Dínamo de Kiev, por 7 a 0, e volta a campo na quinta-feira (23), às 16h30 (horário da China), contra os anfitriões do Guangzhou Evergrande. O Verdão já está garantido nas semifinais, e um empate na última rodada da primeira fase assegura também a liderança.  

Os jogos são realizados na Evergrande Football School, maior escola de futebol do mundo, na cidade de Qingyuan, ao norte da província da Cantão. São mais de 50 campos e uma completa estrutura para abrigar mais de 2500 jovens atletas das categorias de base do clube chinês. A final será disputada no Yuexiu Moutain Stadium, com capacidade para 18 mil torcedores.

A categoria Sub-17 do Palmeiras já conquistou dois títulos no exterior nesta temporada, ambos no exterior: o Mundial de Clubes Sub-17, na Espanha, com vitória sobre o Real Madrid na decisão, e o bicampeonato da Scopigno Cup, em Rieti, na Itália, em abril. A categoria também está invicta no Campeonato Paulista, torneio no qual detém a melhor campanha no geral.

Divulgação_O Verdão fecha a primeira fase do torneio contra o Evergrande, na quinta-feira (23)

Verdão na China

A base do Palmeiras realizou duas viagens à China nos últimos anos, ambas com o Sub-16. Em 2016, participou de um intercâmbio cultural e esportivo, com palestras na Universidade de Hubei e amistosos contra times chineses. No ano seguinte, disputou a Future Cup, em Hohhot, e foi campeão com 56 gols marcados e nenhum sofrido, superando o Beijing Guoan na final.

Evergrande Cup U17 International Football Championship – 2018

Primeira Fase:

19/08: Palmeiras 7 x 0 Dínamo de Kiev
Gols: Gabriel Silva (2), Gabriel Veron, Fabrício, Bruno Tatavitto, Geovane e um contra

21/08: Western Sydney Wanderers 0 x 1 Palmeiras
Gol: Gabriel Veron

23/08 – 16h30 (horário local): Evergrande x Palmeiras