Sub-17 inicia semifinais da Copa do Brasil contra o Fluminense na Arena Barueri

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Atual campeão da Copa do Brasil Sub-17, o Palmeiras busca retornar à final e seguir sua caminhada pelo bicampeonato nacional. O time disputa o jogo de ida da semi contra o Fluminense nesta quarta-feira (14), às 16h, na Arena Barueri, com entrada gratuita para a torcida alviverde. O duelo também será transmitido ao vivo pelo SporTV e pela ESPN Brasil.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Sub-17 do Palmeiras venceu a competição pela primeira vez em 2017, após superar o Corinthians na final  

O Verdão conseguiu a classificação de forma emocionante. Após vencer o Vasco por 1 a 0 em Barueri, com gol de Marcos Dias, as quartas de final foram decididas nos pênaltis – os cariocas haviam vencido pelo mesmo placar em São Januário. O goleiro Lucas Bergantin entrou nos minutos finais da partida e brilhou: pegou duas cobranças e o Palmeiras levou a melhor (6 a 5).

Por sorteio, o Fluminense decidirá em casa – o duelo de volta será disputado na próxima quarta-feira (21), às 16h, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro. A outra semifinal será disputada entre Flamengo e Santos. O meia-atacante Gabriel Silva comemora o grande momento do Sub-17 alviverde (que também está na final do Paulista), mas espera jogos complicados na semi.

“Estamos vivendo um grande momento, seguimos nas duas competições. Vamos continuar trabalhando forte para alcançar os nossos objetivos. Lutamos muito para conseguir a classificação contra o Vasco e, felizmente, conseguimos. Sabemos que será mais uma decisão, mas estamos preparados”, afirma o jogador, convocado à Seleção Sub-17.

O Palmeiras tem campanha de três vitórias, um empate e uma derrota até aqui. O time estreou vencendo o Vila Nova por 2 a 0 na primeira fase, em Goiânia, e avançou sem a necessidade do jogo de volta. Nas oitavas de final, derrotou o Internacional por 1 a 0 no Rio Grande do Sul e empatou sem gols na partida de volta, em Barueri.

A Copa do Brasil Sub-17 é organizada pela CBF desde 2013, tornando-se o principal torneio nacional da categoria ao lado da Taça BH. Participam os 20 clubes da Série A do Brasileiro e os 12 primeiros da última Série B. Assim como a Copa do Brasil profissional, a competição Sub-17 não emprega a regra do gol qualificado como critério de desempate em nenhuma fase.

O Sub-17 do Palmeiras foi campeão da competição pela primeira vez no ano passado após superar o Corinthians, nos pênaltis, diante de mais de 11 mil palmeirenses na final disputada no Pacaembu. Com um futebol ofensivo e envolvente, o time teve o melhor ataque da competição (22 gols) e campanha de seis vitórias, dois empates e uma derrota.