Sub-17 recebe o Vasco na Arena Barueri e busca vaga na semi da Copa do Brasil

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras enfrenta o Vasco da Gama, nesta quarta-feira (7), às 15h, na Arena Barueri, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A partida tem entrada gratuita à torcida e será transmitida ao vivo pelo globoesporte.com. O duelo de ida foi disputado em São Januário, na última semana, e terminou com vitória por 1 a 0 do time carioca.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O Verdão é o atual campeão da competição

Para avançar direto, o Verdão precisa vencer por dois gols – vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis. A equipe alviverde vive uma maratona de jogos decisivos, já que disputa também os mata-matas do Campeonato Paulista Sub-17. O time disputou o jogo de ida da semifinal do estadual contra o Grêmio Novorizontino, no domingo, e venceu por 2 a 1.

"Experimentamos uma proposta diferente já contra o Novorizontino, e o Vasco tem uma característica parecida. Algumas coisas funcionaram bem, então devemos manter. Estamos fazendo uma gestão da parte física para manter os jogadores recuperados e preparados para desempenharem bem. Eles têm de estar prontos mentalmente para um jogo difícil, mas que temos totais condições de reverter", disse Artur Itiro, técnico do Sub-17.

O Palmeiras é o atual campeão da Copa do Brasil Sub-17. No ano passado, o título inédito foi conquistado após vencer o Corinthians, nos pênaltis, diante de mais de 11 mil palmeirenses na final disputada no Pacaembu. Com um futebol ofensivo e envolvente, o time teve o melhor ataque da competição (22 gols) e campanha de seis vitórias, dois empates e uma derrota.

Coincidentemente, o Vasco também esteve no caminho do Verdão nas quartas de final do torneio no ano passado. Na ocasião, o clube avançou com duas grandes vitórias: por 2 a 0 no jogo ida, no estádio Novelli Júnior, em Itu, e por 3 a 1 na partida de volta, em São Januário.

A Copa do Brasil Sub-17 é organizada pela CBF desde 2013, tornando-se o principal torneio nacional da categoria ao lado da Taça BH. Participam os 20 clubes da Série A do Brasileiro e os 12 primeiros da última Série B. Assim como a Copa do Brasil profissional, a competição Sub-17 não emprega a regra do gol qualificado como critério de desempate em nenhuma fase.

O Palmeiras eliminou na primeira fase o Vila Nova com vitória por 2 a 0 em Goiânia, sem a necessidade do jogo de volta. Nas oitavas, a equipe venceu o Internacional em Porto Alegre, por 1 a 0, e segurou empate sem gols no jogo de volta, em Barueri. A equipe alviverde foi campeã neste ano o Mundial de Clubes Sub-17, na Espanha, superando o Real Madrid na final.