Sub-19 é vice-campeão de torneio quadrangular de basquete na Argentina

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

/noticias/orável. Assim pode ser descrita a excursão do time Sub-19 de basquete do Palmeiras pela Argentina. Após derrotar com sobras adversários juvenis e adultos em três amistosos pelo país, o Verdão se sagrou vice-campeão do torneio quadrangular “Queremos Jugar”, com final disputada na última quinta-feira (29) e que teve como vencedor a equipe adulta do Ramos Mejía, pelo placar de 94 a 89.

A participação alviverde em solo argentino teve como “padrinho” o armador Maxi Stanic, que defendeu o time profissional do Palmeiras entre 2013 e 2015 e joga atualmente pelo Club Ciclista Olimpico – o jogador também teve passagem pelo Morón (sede do quadrangular) no início da carreira.

As impressões e experiências do basquete palestrino em outra escola foram muito positivas, e inclusive os meninos do time Sub-19 do Verdão foram bastante elogiados pelos treinadores adversários. Na estreia do torneio “Queremos Jugar”, vitória gigante diante da Seleção Sub-17 de Buenos Aires por 101 a 67. Já na final, diante do Ramos Mejía, jogo disputado ponto a ponto até o fim, fato que enaltece a força do elenco Sub-19 alviverde diante de um time adulto (confira os lances da partida no vídeo abaixo).

Antes de enfrentar a competição quadrangular, a comissão técnica palmeirense participou de uma clínica de team building no basquete, com ênfase em palestras motivacionais e exercícios de concentração que tinham como base o modelo argentino de ensino da modalidade. Para o treinador Felipe Santana (Filé), a metodologia possui maior dinamismo em relação ao que é praticado no Brasil. “Os jogadores argentinos possuem ótima leitura de jogo, conversam bastante entre si em quadra e movimentam a bola constantemente, coisas que não são vistas com muita frequência na escola brasileira. Foi uma experiência riquíssima para nós”, analisou.

Na visão do coordenador do basquete alviverde, Gustavo Rocha, o intercâmbio realizado pelos meninos abre portas para a repetição dessas experiências no futuro. “Trabalhamos sempre para dar toda a estrutura necessária para a formação desses atletas. Mostrar a força da escola do Palmeiras fora do país é mais uma demonstração de que estamos no caminho certo e continuamos como referência no basquete brasileiro graças ao trabalho dos profissionais do clube”, elogiou.

Em São Paulo, a equipe volta as atenções para as últimas partidas classificatórias aos playoffs do Campeonato Estadual Sub-19. Nos dois próximos domingos, o Verdão enfrenta o SESI Franca (2 de outubro, às 16h) e o Araraquara (9 de outubro, às 16h), ambos no Palestra Italia, e encerra a participação no torneio diante do Bauru e da Limeirense, fora de casa. A equipe é vice-líder da chave com 19 pontos, mas com três jogos a menos em relação ao líder.

“Acredito que retornamos ao Brasil com uma visão mais ampla do jogo e com os nossos padrões táticos reforçados, o que será muito importante para o restante da temporada”, completou Filé.
[album]

Confira abaixo os resultados da equipe Sub-19 do Verdão na Argentina:

24/9 – Palmeiras 65 x 58 Club Morón (Sub-23)
25/9 – Palmeiras 93 x 66 Estudiantil Porteño (Adulto)
26/9 – Palmeiras 79 x 63 Boca Juniors (Sub-19)

Copa Internacional "Queremos Jugar" (Quadrangular)

SEMIFINAL: Palmeiras 101 x 67 Seleção Sub-17 de Buenos Aires
FINAL: Palmeiras 89 x 94 Ramos Mejía (Adulto)