Departamento de Comunicação

O time Sub-20 do Verdão derrotou o Corinthians por 1 a 0, neste domingo (25), e ficou com a taça do Campeonato Brasileiro. Além de se tornar o primeiro clube a conquistar duas vezes a competição, que passou a ser organizada pela CBF em 2015, o Palestra alcançou um feito inédito na temporada da categoria.

O Palmeiras foi a primeira equipe a conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Brasileiro Sub-20 no mesmo ano. Em janeiro, as Crias da Academia faturaram o troféu da Copinha com uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final, no Allianz Parque.

“A marca do clube está sendo muito divulgada não só por ser o maior campeão do Brasil e tricampeão da América, mas também pela sua base vencedora. A gente fica feliz porque o que está por vir é melhor ainda, são muitos atletas de qualidade vindo do Sub-15 e Sub-17. Está sendo rotineiro, não é apenas um raio que caiu. O legado para o Palmeiras é muito longevo”, disse João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Verdão.

Na casa do rival, o Palmeiras superou o Corinthians por 1 a 0 e conquistou o Brasileirão Sub-20 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

“Esses títulos não acontecem por acaso. É fruto de muita dedicação, e não podemos esquecer que tivemos grandes adversários nessa caminhada, deixando-os para trás devido ao trabalho. A diretoria sempre nos apoiou e nos deu as melhores condições para trabalhar. Quando a gente se dedica, a recompensa vem”, afirmou Marcelo Dedeschi, diretor das categorias de base do Alviverde.

O gol da vitória deste domingo foi anotado por Endrick, em preciso chute de fora da área. O atacante anotou o seu 12º tento pelo Sub-20 do Verdão no ano, igualando-se ao meia Jhon Jhon como artilheiro da equipe em 2022. Com a conquista, o atleta de 16 anos ampliou ainda mais sua ampla galeria de títulos pelo Palmeiras, que já contava com a Copinha, a Copa do Brasil Sub-17 e os Paulistas Sub-11, Sub-13, Sub-15 (duas vezes) e Sub-20.

“Muito feliz pelo gol, mas principalmente por mais uma conquista do time. Trabalhamos muito para levar esse troféu, sabíamos que seria uma final muito disputada e que tínhamos de estar em nosso melhor nível. Já são algumas conquistas pela base do Palmeiras, mas minha fome de entrar para a história desse clube gigante não tem fim”, pontuou o artilheiro.

Além do gol do título do Brasileirão Sub-20, Endrick também deixou o seu na decisão da Copa São Paulo (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Com o título do Brasileiro Sub-20, o Verdão assegurou sua vaga na Supercopa do Brasil da categoria, que será realizada ainda neste ano, em um duelo com o vencedor da Copa do Brasil Sub-20. O campeão da Supercopa garante participação na Libertadores da categoria.

Após o título do Brasileiro, o time Sub-20 do Palmeiras iniciará sua caminhada na Copa do Brasil. O primeiro confronto será já na quarta-feira, contra o CEU ABC-MS, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, às 15h (de Brasília). As Crias da Academia vão em busca do bi, já tendo conquistado o título em 2019, superando o Cruzeiro na decisão.

Além disso, o Sub-20 do Verdão ainda briga pelo Campeonato Paulista da categoria. Campeão das últimas cinco edições do torneio, o time palestrino está nas quartas de final da competição e enfrentará a Portuguesa, em confrontos de ida e volta com datas ainda não confirmadas pela FPF.

Em janeiro, o Sub-20 do Verdão goleou o Santos por 4 a 0 na final da Copinha e levantou a taça no Allianz Parque (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)