Sub-20 do Verdão perde invencibilidade na Copa RS e enfrenta clube uruguaio no sábado

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O time Sub-20 do Palmeiras sofreu revés diante do Fluminense, por 2 a 1, no Campo do SESC, e perdeu a invencibilidade na primeira fase da Copa Internacional RS, disputada em Porto Alegre-RS. O Verdão havia estreado vencendo o Grêmio, por 3 a 1, e volta a campo no sábado (9), às 21h30, contra o Defensor-URU, no Campo do SESC, com transmissão ao vivo do SporTV.

O time alviverde está no “grupo da morte” ao lado de Grêmio, Fluminense, Defensor (Uruguai) e Nacional (Uruguai). O Verdão ocupa atualmente a terceira posição da chave, com três pontos ganhos, um atrás do Fluminense e dois do Defensor (ambos têm um jogo a mais). Os dois melhores colocados de cada grupo classificam-se para as quartas de final.

Contra o Fluminense, o Palmeiras manteve maior posse de bola no primeiro tempo, mas não encontrou os espaços desejados para romper a linha de defesa. A melhor chance saiu já aos 45 minutos, em um chute forte de Aldo espalmado pelo goleiro. Após o intervalo, o rival voltou mais atento e marcou dois gols logo nos cinco minutos iniciais. O Verdão correu atrás em busca do empate, mas só descontou com Papagaio, após rebote do goleiro, aos 38 minutos.

A Copa RS era considerada o Brasileiro Sub-20 até 2014, mas mudou após a criação de outra competição do gênero organizada pela CBF. O Palmeiras foi vice-campeão duas vezes, sendo a última em 2013, na final disputada contra o Internacional. Em 2010, o Verdão também chegou à decisão e fez duelo equilibrado com o Cruzeiro, decidido somente nas cobranças de pênaltis. O clube é um dos únicos a participar de todas as 12 edições realizadas até aqui.

Neste ano, o Sub-20 do Palmeiras foi campeão paulista da categoria após superar a Ponte Preta na final. O Verdão não vencia a competição desde 2009 e tem agora seis títulos do estadual na história. A campanha teve 23 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 30 jogos e premiou o melhor ataque e a melhor defesa da competição: 75 gols marcados e 19 sofridos.

Palmeiras Sub-20: Anderson; Johnny, Pablo (Iago), Vitão e Matheus Bahia; Matheus Neris (Alan), Léo Paulino (Papagaio) e José Aldo (Juninho); Yan (Airton), Fernando e Léo Passos. Técnico: Wesley Carvalho.

Copa Internacional Sub-20 – 2017

Primeira Fase – Grupo A

05/12: Grêmio 1 x 3 Palmeiras – Campo do SESC (SporTV)
Gols: Fernando, Matheus Bahia e Yan
07/12: Palmeiras 1 x 2 Fluminense – Campo do SESC (SporTV)
Gol: Papagaio
09/12 – 21h30: Defensor (URU) x Palmeiras – Campo do SESC (SporTV)
11/12 – 15h: Palmeiras x Nacional (URU) – Campo do SESC (SporTV)