Sub-20 inicia as quartas de final do Brasileiro contra o Cruzeiro neste domingo

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras inicia as quartas de final do Campeonato Brasileiro da categoria contra o Cruzeiro, neste domingo (27), às 14h, no estádio das Alterosas (SESC de Venda Nova), em Belo Horizonte-MG. O duelo será transmitido ao vivo pela Band e marca uma reedição da final da Copa do Brasil Sub-20 deste ano, vencida pelo time alviverde em maio.

Na ocasião, o Verdão venceu o jogo de ida por 2 a 1 no Allianz Parque e levantou a taça na Arena Independência, nos pênaltis, após sofrer revés por 4 a 3 no tempo normal. Os clubes também se enfrentaram na fase de grupos do Brasileiro Sub-20, em agosto, e o Palmeiras venceu por 3 a 1, em Diadema-SP, com gols de Esteves, Natan e Guilherme Vieira.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Na fase de classificação do Brasileiro Sub-20, o Palmeiras venceu o Cruzeiro por 3 a 1

Por ter melhor campanha que o Cruzeiro, o time palestrino terá o mando de campo do jogo de volta – a data e local do segundo jogo ainda não foram divulgados pela CBF. Não há regra do gol qualificado e, em caso de empate no saldo dos mata-matas, a decisão vai para os pênaltis.

“Vamos reeditar a final da Copa do Brasil Sub-20 contra o Cruzeiro e esperamos obter o mesmo sucesso que tivemos no primeiro semestre. Mas agora é um outro campeonato em relação à primeira fase, são jogos de mata-mata que não nos permitem altos e baixos. Estamos jogando quarta e sábado direto, pelo Paulista e Brasileiro, e o nosso desafio é manter a performance em alta intensidade como estamos acostumados”, afirmou o técnico Wesley Carvalho.

Participam do Brasileiro Sub-20 os 20 melhores clubes do país no ranking da CBF, e os oito primeiros avançaram às quartas de final após a disputa de pontos corridos em turno único. O Verdão terminou com 36 pontos, na quarta colocação, com campanha de 11 vitórias, três empates e cinco derrotas, com 29 gols marcados e 17 sofridos.

O Palmeiras é o atual campeão do Brasileiro Sub-20 e busca o bicampeonato. O time comandado pelo técnico Wesley Carvalho bateu o Vitória na final em 2018, por 5 a 2, fazendo a festa dos mais de 22 mil torcedores que compareceram ao Allianz Parque.

Por ter vencido a Copa do Brasil Sub-20 neste ano, o Verdão já assegurou sua vaga na Supercopa Sub-20 – confronto entre os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil, em dezembro. Caso conquiste também o Brasileiro, o clube garante automaticamente a vaga para a Libertadores Sub-20 do ano que vem, caso o torneio seja organizado pela CONMEBOL.