Técnico e atleta da base do basquete são eleitos os melhores de 2013
Heron Ledon
Departamento de Comunicação
A histórica campanha da base do basquete do Palmeiras em 2013 – com seis títulos e dois vices – ainda rende destaque ao Verdão. A Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou no início desta semana os melhores atletas do ano passado no estado de São Paulo, e os destaques alviverdes são o técnico Willians Manzini e mais três atletas, entre eles, o jovem armador Yago Mateus dos Santos.
Na temporada de 2013, Willians conduziu os times sub-15 e sub-12 palestrinos e foi campeão do Campeonato da Grande São Paulo (GSP) e do Estadual com ambos. De quebra, ele foi escolhido para comandar a Seleção Paulista Sub-15 na disputa do Brasileiro e, de forma invicta em seis jogos, novamente conquistou o ouro. Assim, a Federação o elegeu como o melhor comandante do sub-15.
Além de ser sócio do Verdão desde criança, Manzini já atuou na base verde e branca quando garoto e, desde 1998, trabalha como treinador da escolinha e das diversas categorias do basquete. Ele não esconde a felicidade pelo momento profissional. “É a coroação do trabalho feito em um ano em que conseguimos vencer tudo, com o apoio de todos os atletas. Para mim, é muito gratificante receber esse prêmio. É uma conquista do Palmeiras. Eu, que cresci no Palmeiras, sempre sonhei com essas conquistas e consegui esses títulos nos últimos anos, agora fico muito feliz por esse reconhecimento”, disse ao Site Oficial o atual “professor” do sub-15 e sub-14.
Destaque da base alviverde, Yago dos Santos é condecorado pela Federação pela segunda vez consecutiva – foi o melhor do sub-13 em 2012 e do sub-14 em 2013. No ano passado, foram quatro títulos pelo Verdão: dois da GSP e dois do Estadual, com o sub-15 e o sub-14, do qual o técnico era Betão, atualmente no Palmeiras/Meltex. “É uma emoção única conseguir isso duas vezes seguidas. Devo isso ao Betão, aos meus companheiros e a Deus”, comentou o garoto ao Site Oficial.
Quando veio ao Alviverde há dois anos, o jovem logo entrou em contato com Manzini, seu então treinador no sub-13 – equipe também campeã dos dois torneios estaduais. O comandante continuou o trabalho com Yago durante a temporada passada e ainda o convocou para a Seleção Paulista. “Foi uma experiência muito boa com o Willians. Eu comecei com ele quando cheguei, e ele sempre me passou muitas coisas e ensinamentos. Eu fico muito contente por ele ter recebido esse prêmio”, expôs Yago, hoje armador do sub-16 e sub-15.
O Verdão ainda esteve na lista dos melhores de 2013 com o ala Cristhyã Rogerio da Silva (sub-12) e com o pivô Wesley Sena (sub-17). Ambos atuavam pelas equipes alviverdes.