Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na manhã desta sexta-feira (20), na Academia de Futebol, mais um treino em preparação ao confronto com o Vasco, no domingo (22), às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro trabalho aprimorou transições, balanços, construções de jogadas e movimentos específicos. O segundo e último, com duas equipes em campo e em dimensões reduzidas, foi uma atividade técnica com poucos toques na bola por jogador.

Rômulo e Flaco López durante treinamento (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Depois do treino, o lateral-esquerdo Vanderlan falou da oportunidade que pode receber por conta da suspensão de Caio Paulista, expulso no domingo passado (15) na goleada por 5 a 0 sobre o Criciúma, no Allianz Parque. “Como o Abel fala, temos de estar sempre preparados. No dia a dia, nos treinos, é se recuperar e fazer tudo certo. Me sinto preparado. Eu treino, descanso, me alimento bem e, se for a vontade do professor me colocar para jogar, estou pronto”, disse a Cria da Academia, que vive sua temporada com mais partidas na equipe profissional: 27 de 78 no total.

O Verdão é o atual vice-líder do Brasileiro com 50 pontos e vem de quatro triunfos em sequência. Somando todas as competições, tem o melhor aproveitamento de pontos em 2024 (66,67%, ao lado do Flamengo) e o menor número de derrotas tanto no geral (9) quanto como visitante (6, ao lado do Internacional), além de ter a segunda melhor defesa como visitante (21 gols sofridos, atrás só do Internacional, com 16).

Para Vanderlan, mais uma semana cheia para trabalhar e se recuperar poderá ser uma vantagem para o próximo duelo. “Está sendo bom. Quando tem muitos jogos, conseguimos recuperar melhor o corpo, mas não conseguimos descansar principalmente a mente. Com menos jogos, podemos descansar e também nos preparar melhor para cada jogo. Temos mais tempo, mais treinos e podemos corrigir alguns erros que antes não conseguíamos”, explicou.

O jovem de 22 anos, único do elenco que possui seis títulos paulistas seguidos (Sub-20 em 2019, 2020 e 2021 e Profissional em 2022, 2023 e 2024), comentou ainda sobre o Vasco e a respeito da volta ao Mané Garrincha, palco da conquista da Supercopa do Brasil de 2023 sobre o Flamengo – ao todo, o Palmeiras tem 12 partidas no local, com seis vitórias, três empates e três derrotas. “Será um jogo difícil. O Vasco vem bem no campeonato e embalou agora uma sequência. Sabemos a dificuldade que será, mas também sabemos a qualidade do nosso time, a nossa competência. É um estádio especial, onde ganhamos a Supercopa, e aquela foi uma noite especial para mim”, concluiu.

O clássico deste domingo (22), inclusive, comemorará os 100 anos do confronto entre Palmeiras e Vasco, iniciado em 28 de setembro de 1924, no campo do Andarahy, no Rio de Janeiro (RJ), com vitória palestrina por 2 a 0.