Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã desta quinta-feira (27), na Academia de Futebol, após ter empatado por 1 a 1 com o Tombense na noite de quarta (26), em Uberlândia (MG), e se classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil pela 25ª vez em 28 participações na competição.

O meio-campista Raphael Veiga, que vinha em processo de transição física, trabalhou normalmente e pode retornar ao time no sábado (29), contra o Corinthians, às 18h30, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. O camisa 23 lesionou a coxa direita na segunda partida da final do Paulista, contra o Água Santa, e foi desfalque contra Tombense, Cuiabá, Cerro Porteño-PAR, Vasco da Gama e Tombense novamente.

Já o meio-campista Bruno Tabata avançou em seu cronograma individualizado de transição física e trabalhou com bola junto do elenco em alguns momentos. Por outro lado, o lateral-direito Marcos Rocha, que sofreu uma pancada contra o Tombense, teve detectada uma lesão na coxa esquerda e iniciou tratamento com o Núcleo de Saúde e Performance Dr. Gustavo Magliocca.

O atacante Artur durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Sem os titulares de quarta (que fizeram atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência), o elenco realizou uma movimentação posicional: a bola saía do goleiro e passava por todos os setores do campo com o intuito de aperfeiçoar as construções de jogadas, os balanços e as transições. Na parte final, os que atuaram alguns minutos em Uberlândia saíram mais cedo, enquanto o restante ensaiou cobranças de faltas e finalizações frontais da entrada da área.

Um dos destaques contra o Tombense, tendo dado a assistência para o gol alviverde de Breno Lopes, o atacante Giovani valorizou a classificação. “O nosso objetivo era trazer a classificação de lá e acredito que fizemos uma boa partida coletivamente. Claro que pecamos um pouco, criamos bastante e não conseguimos concluir tanto no gol, mas o mais importante conseguimos, que era a classificação”, disse o camisa 17, que ficou feliz com o seu desempenho com e sem a bola, algo que é cobrado pela comissão técnica em relação a ele.

“Acredito que fiz um bom jogo. Muito feliz com a oportunidade que recebi, mas claro que ainda tem muita coisa para melhorar. A parte tática é algo que trabalho desde a base, quando comecei a jogar. Então, nesses treinos, sempre procuro ir firme na marcação, recompor bastante, para nos jogos isso sair naturalmente. O Abel e a comissão me ajudam bastante, eles falam comigo que o futebol com a bola no pé eles sabem que eu tenho, o talento, então o que tenho que fazer é aprimorar a parte tática e isso que eles me cobram e incentivam bastante. Estou conseguindo melhorar cada dia mais”, explicou.

O elenco volta a treinar nesta sexta (28), às 16h. De acordo com Giovani, o foco do Maior Campeão do Brasil é total agora no Derby. “Temos que ir com os pés no chão. Sabemos que o Corinthians tem uma equipe forte, é um clássico, sabemos da dificuldade. Vamos em busca dos três pontos. É um jogo sempre bom de jogar e, se eu tiver oportunidade de atuar, vou dar o meu melhor”, finalizou.

Giovani foi titular contra o Tombense e deu o passe para o gol de Breno Lopes (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras foi derrotado apenas uma vez nos últimos 12 clássicos contra o Corinthians, somando seis triunfos e cinco empates desde as finais do Paulista 2020, quando se sagrou campeão diante do rival. Invicto há quatro Derbys, o Verdão empatou o mais recente (2 a 2 na Neo Química Arena pelo Paulista 2023) e venceu os três anteriores (2 a 1 no Allianz Parque pelo Paulista 2022; 3 a 0 na Arena Barueri pelo Brasileiro 2022; e 1 a 0 na Neo Química Arena novamente pelo Brasileiro 2022).

Além disso, o Maior Campeão do Brasil não perde um clássico estadual há sete partidas: são quatro vitórias e três empates nos duelos mais recentes com Corinthians, São Paulo e Santos. Nos últimos 12 jogos contra os rivais, apenas uma derrota, com oito vitórias e três empates.