Verdão bate Athletico-PR nos pênaltis e avança à final da Copa Santiago Sub-18
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
A equipe Sub-18 do Palmeiras está pelo segundo ano consecutivo na decisão da Copa Santiago de Futebol Juvenil. Na noite desta sexta-feira (25), no estádio Alceu Duarte de Carvalho, o Verdão superou o Athletico-PR por 4 a 3, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal. O gol solitário do time alviverde no jogo foi marcado por Gabriel Ramos.
Após sair perdendo, o Verdão buscou o empate diante da equipe paranaense no início do segundo tempo e levou a decisão da vaga para as penalidades máximas. Tatavitto, Fabrício, Ramon e Marcos converteram suas chances para o Alviverde, enquanto Gabriel Ramos desperdiçou. Já o adversário parou nas mãos do arqueiro palmeirense Lucas Bergantin em suas duas últimas cobranças e acabou eliminado.
Em busca do bicampeonato da Copa Santiago, o Palmeiras enfrenta na final o Grêmio, que derrotou o Flamengo por 2 a 0 na outra semifinal. A decisão está marcada para este sábado (26), às 20h, também no Alceu Duarte de Carvalho. Até aqui, o time palestrino acumula quatro vitórias, dois empates e uma derrota, com 12 gols marcados e sete sofridos.
O Alviverde é comandado na competição por Hamilton Mendes, treinador da categoria Sub-16 – assim como no título do ano passado. Foram relacionados alguns atletas campeões do Mundial de Clubes Sub-17 e do Campeonato Paulista Sub-17 de 2018, ao lado de jogadores que chegaram recentemente ao clube para reforçar o Sub-20 palestrino.
Em 2018, o Palmeiras fez grande campanha de recuperação até o título. Classificado às quartas com a oitava melhor campanha (uma vitória, dois empates e um revés), eliminou a Chapecoense, que estava invicta, e o Juventude, na semifinal, antes de bater o Coritiba na grande final. O clube ganhou ainda os prêmios de melhor jogador e de goleiro menos vazado.
O Verdão é finalista da Copa Santiago de Futebol Juvenil pela terceira vez na história. Além do ano passado, quando levantou a taça, o clube acabou superado pelo Internacional na decisão de 2012 e foi vice-campeão. Na ocasião, o Verdão também teve o destaque individual do da competição e superou rivais tradicionais ao longo da campanha.
31ª Copa Santiago de Futebol Juvenil
Final
26/01 – 20h: Palmeiras x Grêmio – Alceu Carvalho
Semifinal
25/01: Athletico-PR 1 (3) x (4) 1 Palmeiras – Alceu Carvalho
Gol: Gabriel Ramos
Quartas de final
24/01: Palmeiras 2 x 0 Sport – Alceu Carvalho
Gols: Fabrício (2)
Primeira Fase (Grupo A)
13/01: Palmeiras 1 x 1 Danubio-URU – Alceu Carvalho
Gol: Ramon
15/01: Palmeiras 3 x 3 Athletico-PR – Alceu Carvalho
Gols: Fabrício, Ramon e Kaique Mafaldo
18/01: Palmeiras 2 x 0 Juventude – Alceu Carvalho
Gols: Fabrício (2)
20/01: Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro de Santiago – Alceu Carvalho
Gols: Fabrício e Marcos Dias
22/01: Flamengo 2 x 1 Palmeiras – Alceu Carvalho
Gol: Fabrício