Departamento de Comunicação

O Palmeiras visitou o Corinthians pela 9ª rodada do Campeonato Paulista 2023 e as equipes empataram por 2 a 2, na noite desta quinta-feira (16), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Os donos da casa abriram a contagem com Róger Guedes, aos 8 do 1º tempo; depois, ainda na etapa inicial, Rony deixou tudo igual aos 42 e, aos 8 da etapa final, virou para o Alviverde. Aos 32 minutos, porém, o zagueiro corintiano Gil pontuou e deixou tudo igual em Itaquera.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado, o Palmeiras chegou a 21 pontos na tabela e segue sendo o único invicto do torneio, dono da melhor campanha geral da competição e detentor de outras marcas, como a de ser o time com mais vitórias e melhor saldo de gols do torneio. De quebra, o Verdão manteve o seu bom desempenho em clássicos.

Apenas em Derbys, o Alviverde chegou ao quarto jogo invicto (três vitórias e, agora, um empate) e, nos últimos 12 (desde a final de 2020 do Paulista quando foi campeão), saiu vencedor em seis deles e sofreu apenas um revés, enquanto outros cinco duelos neste interim terminaram empatados.

Já em clássicos gerais, contra qualquer rival (São Paulo, Corinthians e Santos), o Palmeiras chegou agora ao sétimo jogo invicto. A última vez que foi superado por algum de seus rivais foi em 23 de junho de 2022, pelo jogo de ida da Copa do Brasil (oitavas de final), contra o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0.

Desde então, o Verdão não sabe mais o que é perder em clássicos: começando pelo próprio jogo de volta daquele revés sofrido (no dia 14 de julho, venceu o Tricolor em casa por 1 a 0 e levou a decisão da vaga para os penais).

Depois, pelo Brasileirão, venceu o Corinthians, fora, por 1 a 0, em 18 de agosto, e o Santos, em casa, também por 1 a 0, em 18 de setembro. Na sequência, em 2023, já pelo Estadual, empatou sem gols com o São Paulo em casa (3ª rodada) e superou o Santos, também como mandante, porém no Morumbi, por 2 a 1. E agora, empatou com o Corinthians fora de casa (2 a 2 em Itaquera). Portanto, nos últimos sete duelos contra seus rivais, são quatro vitórias e três empates.

Vale destacar ainda que este Derby rendeu marcas individuais a alguns atletas, como Dudu e Gómez. Dudu é o jogador do atual elenco com mais jogos (409) e, só pelo Paulistão, também é o atleta do grupo com mais partidas acumuladas, sendo que, com a atuação desta noite, o camisa 7 chegou à emblemática centésima partida pela competição.

Já Gómez entrou em mais um Top 10 emblemático. O capitão do time chegou ao seu duelo de número 225 pelo Verdão e, com isso, igualou as mesmas 225 partidas de Felipe Melo, atual 10º colocado da lista de jogadores que mais atuaram pelo Palmeiras no Século XXI. Completam este Top 10: Gustavo Scarpa (9º, 233 jogos); Valdivia (8º, com 241 jogos); Marcos Rocha (7º, com 242); Márcio Araújo (6º, com 252 jogos); Willian Bigode (5º, 253); Fernando Prass (4º, 274); Weverton (3º, 276); Marcos (2º, 392); e Dudu (1º, 409).

No Palmeiras desde 2018, o capitão do time e xerife da zaga Gustavo Gómez já possui alguns recordes emblemáticos no Verdão: é o 3º zagueiro que mais fez gols na história do clube (28), é o estrangeiro do Verdão que mais venceu na história (137 triunfos) e, dentre tantas outras façanhas, é um dos estrangeiros com mais partidas na história (225, só atrás do chileno Valdivia e do Paraguaio Arce, ambos com 241).

Embora este Top 10 de jogos no Século, do qual ingressou nesta noite, ter sido uma novidade para Gómez, ele já pertencia há tempos à lista dos que mais venceram desde 2001 – atualmente, com seus 137 triunfos, é o 6º colocado, atrás só de Marcos Rocha (5º, 140 vitórias), de Fernando Prass (4º, 151), de Weverton (3º, 159), de Marcos (2º, 182 vitórias só neste século), e de Dudu (recordista, vencedor em 239 de suas 409 partidas).