Verdão elimina Corinthians nos pênaltis e encara Cruzeiro na semi da Copa Brasil Sub-15

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

No primeiro Derby do ano, deu Palmeiras! Na noite desta quarta-feira (17), a garotada do Sub-15 honrou o manto e, após empate sem gols no tempo normal, venceu o Corinthians nos pênaltis, por 4 a 1, e eliminou o rival da Copa Brasil de Futebol Infantil, disputada no estádio Domenico Paolo Metidieri, em Votorantim (SP). Na semifinal do torneio, o Verdão enfrenta o Cruzeiro nesta sexta-feira (19), às 18h30, com entrada gratuita para os palmeirenses.

Copa Brasil/Divulgação _ Após vencer nos pênaltis, a garotada do Verdão foi comemorar nos braços da torcida

Apesar da precisão dos batedores palestrinos na marca da cal, o grande herói do jogo foi o goleiro Sales, que defendeu as duas primeiras cobranças corintianas. Os gols palestrinos nos pênaltis foram marcados por João Pedro, Thiago, Ruan e Kauan Sérgio, autor do tento da vitória.

Antes de despachar o time alvinegro, o Alviverde encerrou a classificatória na primeira colocação do Grupo D, com cinco pontos (uma vitória e dois empates). Quem também avançou na chave foi o Flamengo, que enfrenta nas semifinais o Figueirense. Em processo de reformulação, a equipe conta com atletas que passaram pelo Sub-14 no ano passado e é treinada por Lucas Andrade, atual campeão da Paulista Cup com a geração 2003.

"Se tivéssemos de pensar no caminho mais difícil que o Palmeiras poderia ter, com certeza é o que estamos percorrendo desde o início. Nosso grupo tinha grandes rivais e avançamos em primeiro lugar. Em um clássico contra o Corinthians, tudo podia acontecer, mas tínhamos tudo treinado e fomos melhores nos pênaltis. Quanto ao Cruzeiro, é um grande time, mas nós sabemos onde queremos chegar e vamos buscar a vaga na decisão", avaliou o treinador.

O jogo

Com estádio lotado, Palmeiras e Corinthians fizeram jogo apertado no primeiro tempo, com fortes divididas e poucos lances de perigo. O Alviverde buscou jogo pelas laterais e teve como lance mais perigoso no período a boa finalização de Lúcio pela esquerda da grande área, mas o camisa 11 parou no arqueiro rival.

Já no segundo tempo e com postura mais arrojada, o Verdão partiu para cima da equipe corintiana e levou poucos sustos. Logo nos primeiros minutos, Ruan e Lúcio tiveram chances de abrir o placar.

No entanto, aos 25, surgiu para o Alviverde a chance mais clara da partida: João Pedro apareceu livre novamente pela esquerda e finalizou no contrapé do goleiro, que foi buscar. No rebote, Márcio tentou novamente, mas foi travado pela zaga.

Confira o jogo completo captado pelas lentes da TV Palmeiras:

Cidade histórica

Quando ainda pertencia a Sorocaba, o distrito de Votorantim recebeu o primeiro jogo da história palestrina. Há quase 103 anos, em 24 de janeiro de 1915, o recém-fundado Palestra Italia encarou o Savoia, também de origem italiana, e venceu por 2 a 0, com gols de Bianco Gambini e Alegretti. O palco do duelo foi o Campo dos Castelões.

O encontro histórico premiou os italianos do Palestra Italia com a primeira conquista do clube: a Taça Savoia, estampada no terceiro uniforme do Verdão na temporada 2015. O prêmio veio cinco meses após a fundação palestrina, em 26 de agosto de 1914. 

23ª Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim 

Semifinal

19/01 – 18h30: Palmeiras x Cruzeiro

Quartas de final

17/01: Palmeiras 0 (4) x (1) 0 Corinthians

1ª fase – Grupo D

12/01: Palmeiras 0 x 0 Flamengo

13/01: Palmeiras 3 x 0 Grêmio
Gols: João Pedro, Ruan e Luis Fernando

14/01: Sport 1 x 1 Palmeiras
Gol: João Pedro

21/01: Final