Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras empatou com o São Paulo por 3 a 3, nesta quarta-feira (13), na Arena Barueri, em partida válida pela nona e última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria. Os gols das Crias da Academia foram marcados por Riquelme Fillipi e Vitor Reis.

Riquelme Fillipi marcou dois gols na partida (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Com o resultado, o Palestra avança às quartas na segunda colocação do Grupo B. Na próxima fase, o time alviverde terá pela frente o Fluminense, terceiro colocado do grupo A, decidindo o confronto em casa.

Desde o início da competição, o Verdão já disputou nove partidas, com sete vitórias, um empate e uma derrota, somando 26 gols marcados e 15 sofridos. O artilheiro das Crias da Academia no campeonato é o atacante Marcio Vitor, com quatro tentos.

Paralelamente ao Brasileiro, o time Sub-17 disputa o Campeonato Paulista da categoria. Na próxima rodada do Estadual, o Palmeiras visita o Grêmio Prudente, no sábado (16), às 11h, no Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente.

O Verdão vai em busca do bicampeonato consecutivo do Brasileiro Sub-17. No ano passado, a equipe levantou o troféu ao bater o Grêmio por 2 a 1, de virada, na final – Gabriel Vareta e Luis Guilherme fizeram os gols em Porto Alegre. Em junho de 2023, o Palmeiras faturou a Copa do Brasil Sub-17 pelo segundo ano seguido, superando o Athletico-PR por 4 a 1 na decisão, disputada na Arena Barueri. Os tentos foram de Luighi, Estêvão e Erick Belé, além de um contra.

O jogo

Os minutos iniciais da partida foram equilibrados e a primeira chance alviverde aconteceu com 11 minutos: Estêvão fez a finta e arriscou uma bomba de fora da área, mas o goleiro defendeu. Quatro minutos depois, o camisa 10 finalizou mais uma vez, a bola bateu na trave e foi pela linha de fundo.

Aos 16, Figueiredo recebeu dentro da área, limpou o marcador e parou no goleiro. Aos 37 minutos, em jogada pelo meio, Figueiredo encontrou Estêvão, que mandou um foguete com a perna esquerda e o arqueiro fez uma bela defesa.

Aos 47, o São Paulo inaugurou o placar e logo após o recomeço do jogo, o Verdão buscou o empate, que saiu no minuto seguinte. Marcio Vitor tentou cruzar e o goleiro interceptou a jogada, Riquelme Fillipi aproveitou o rebote e mandou a bola para o fundo das redes.

Na volta para a segunda etapa, o adversário marcou o segundo gol, aos quatro minutos. O terceiro tento saiu aos 13.

Aos 49, Riquelme aproveitou o bate e rebate dentro da área e marcou o segundo tento dele na partida. Aos 52, Felipe Goto achou Vitor Reis na área, que não desperdiçou a chance e empatou o duelo.

Palmeiras Sub-17: Cesar; Kauã Moraes (Kauan Firmo), Vitor Reis, Benedetti e Kauan Vitor; Figueiredo (Uberaba), Rafael Coutinho (Kidani) e Erick Belé (Juan); Estêvão (Felipe Goto), Marcio Vitor (Heitor) e Riquelme Fillipi. Técnico: Rafael Paiva.

Regulamento

Com o término da primeira fase do Brasileiro Sub-17, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas. O primeiro colocado do grupo A enfrenta o quarto do grupo B, o segundo do A enfrenta o terceiro do B, e assim por diante. As quartas e a semifinal são disputadas em partidas de ida e volta, enquanto a grande decisão será em jogo único, previsto para a última semana de outubro.

Veja a campanha do Palmeiras no Brasileiro Sub-17:

06/07: Santos 1 x 3 Palmeiras – Vila Belmiro
Gols: Erick Belé e Luighi (2x)

12/07: Palmeiras 4 x 0 Cruzeiro – Bruno José Daniel
Gols: Fellipe Jack, Estêvão, Vitor Reis e Rafael Coutinho

19/07: Goiás 1 x 2 Palmeiras – Olímpico Pedro Ludovico
Gols: Marcio Vitor e Kidani

25/07: Palmeiras 4 x 3 Grêmio – Bruno José Daniel
Gols: Kidani, Marcio Vitor (duas vezes) e Heittor

02/08: Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO – Bruno José Daniel
Gols: Fellipe Jack, Marcio Vitor e Juan

09/08: Fortaleza 0 x 2 Palmeiras – CT Ribamar Bezerra
Gols: Erick Belé e Ramon

14/08: Palmeiras 1 x 3 Athletico-PR – Arena Barueri
Gol: Ramon

06/09: Bahia 3 x 4 Palmeiras – Pituaçu
Gols: Kidani, Juan (duas vezes) e Luiz Yano

13/09: Palmeiras 3 x 3 São Paulo – Arena Barueri
Gols: Riquelme Fillipi (duas vezes) e Vitor Reis