Departamento de Comunicação

De olho na retomada da temporada, marcada para acontecer a partir do próximo dia 22 – o primeiro jogo será contra o Corinthians, fora de casa, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista –, o Palmeiras iniciou a terça-feira (14) de treino em dois períodos com trabalhos técnicos e movimentação tática na Academia de Futebol.

O dia começou com exercícios de alongamento e aquecimento com bola que duraram 20 minutos. Na sequência, todos os jogadores de linha, divididos em três times (um verde, outro de coletes amarelos e mais um de coletes vermelhos) e utilizando metade do campo, participaram de uma atividade técnica de posse de bola. Cada atleta teve a permissão de dar, no máximo, dois toques.

O elenco realizou trabalhos técnicos e táticos nesta terça-feira (14) (Foto: Cesar Greco)

Depois, uma turma foi para o campo 3 (de piso sintético) e aperfeiçoou duelos de ataque contra defesa, incluindo os laterais. Foram aprimorados, além do um contra um, rebatidas dos zagueiros, cruzamentos dos laterais e finalizações, tanto dos meias (partindo de frente) quanto dos atacantes (depois de tabelas ou de cruzamentos).

Já no campo 2 (de grama natural), os auxiliares Maurício Copertino e Andrey Lopes separaram 11 jogadores e realizaram diversos ensaios táticos. A comissão técnica palestrina orientou bastante a atividade e comandou várias simulações de jogo.

Os auxiliares Maurício Copertino e Andrey Lopes (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco)

No treino da tarde, os jogadores fizeram uma atividade técnica. Enquanto um time tinha de chegar ao gol após trocar passes, o outro tinha de roubar a bola e sair pelas extremidades do campo.

Entre as duas atividades, o elenco almoçou no refeitório e descansou nos quartos do centro de excelência. Assim como nos ambientes externos, o clube se preocupou com todos os cuidados para evitar o contágio da Covid-19 na rotina nas partes internas. Cada quarto, higienizado previamente, é de uso individual. Os atletas, que vieram vestidos de suas casas, recebem mais um uniforme e devem levar para suas residências tanto o da manhã quanto o da tarde para a limpeza. Também nenhum pertence pode ser deixado nas instalações.

Durante o almoço, com as mesas respeitando o distanciamento social, os jogadores só podem tirar a máscara para comer (na hora de servir-se, por exemplo, o uso é obrigatório) e armazená-la em um saco plástico. As conversas entre os jogadores ao longo da refeição deverão ser evitadas e será obrigatório também o uso do álcool em gel antes de manipular os talheres.