Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na manhã desta quarta-feira (22), na Academia de Futebol, mais uma atividade em preparação para o confronto com o Fortaleza, no domingo (26), às 18h30, na Arena Castelão, na capital cearense, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O trabalho foi feito sob temperatura próxima de 30º C, em um clima semelhante ao que a equipe encontrará no fim de semana, e durou 90 minutos. O elenco foi dividido em dois: em uma metade do campo, dois times se enfrentavam em dimensões reduzidas com duas metas com goleiros; na outra, um time tinha de trocar passes e atingir três mini-metas, enquanto o outro objetivava um gol normal. As ênfases do treino, denominado aquisitivo, foram transições, raciocínio rápido e movimentações, sempre em alta intensidade.

Os jogadores Zé Rafael e Mayke (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Os atletas que defenderam suas seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo (Raphael Veiga, Endrick, Richard Ríos e Gustavo Gómez) são aguardados no centro de excelência durante a tarde.

De volta após período de treinos na Seleção Brasileira Sub-23, o lateral-esquerdo Vanderlan falou sobre a boa fase. “A convocação foi um momento muito emocionante para mim e para a minha família. Trata-se de um sonho de todo jogador profissional brasileiro um dia ser convocado. Era um sonho de criança e, quando soube da notícia, fiquei muito emocionado. O período de treinos lá foi muito bom, consegui aprender bastante. A galera me recebeu superbem, fiquei feliz pela oportunidade e espero voltar mais vezes”, afirmou o camisa 6 alviverde, que soma 48 partidas e um gol pelo Profissional, sendo 23 embates na atual temporada.

No último duelo pelo Verdão – vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, no último dia 11 –, Vanderlan fez a jogada e a assistência para o atacante Rony decretar números finais no placar. “Treino forte todos os dias. Para mim, o treino é o jogo. Eu treino como eu jogo. Quando entrei no jogo, consegui dar um belo drible e acertar a assistência para o Rony e ajudá-lo a voltar a marcar gols, que é importante. Foi mérito de toda a equipe, não só meu. Trabalhamos todos os dias duro para, quando surgir a oportunidade, podermos corresponder dentro de campo”, contou.

O jogador Vanderlan (à esquerda) está de volta após um período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-23 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A Cria da Academia explicou a importância do período sem jogos motivado pela Data Fifa. “Muito importante descansar também, o descanso faz parte do processo. Voltamos renovados para cada vez treinarmos mais fortes. O calor é bom porque começamos a nos acostumar, todos sabemos que Fortaleza é muito quente. Nosso corpo já começa a se preparar, começamos a nos hidratar mais para, quando chegarmos lá, fazermos um grande jogo”, concluiu.