Departamento de Comunicação

Marcos Rocha renovou seu vínculo com o Verdão até o final de 2023 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras treinou na manhã desta terça-feira (19), na Academia de Futebol, e encerrou a preparação para enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira (20), às 19h30, no estádio do Maracanã, em duelo adiantado da quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito Marcos Rocha, que nesta semana acertou a renovação do seu contrato até dezembro de 2023, comentou sobre a felicidade de seguir no Maior Campeão do Brasil e a expectativa pelo confronto com os cariocas.

“Estou muito feliz. Foi uma decisão muito tranquila, uma única conversa com a diretoria e já chegamos a um acordo bom para todos. Agora é continuar fazendo história, dando sequência vestindo essa camisa. Um clube que no começo tive medo pela pressão, pela cobrança, era um momento de adaptação depois de 13 anos em um único clube. Será que eu iria conseguir conquistar o que conquistei, quebrar as marcas que quebrei com a camisa do Palmeiras? Estou prestes a fazer 200 jogos com essa camisa, muito feliz pelo momento que venho vivendo. É dar sequência ao trabalho com os pés no chão, tranquilidade, da mesma maneira que cheguei, respeitando a todos. Isso faz com que eu permaneça mais um ano vestindo a camisa do Palmeiras”, afirmou o camisa 2.

Na atual temporada, Marcos Rocha é o líder do elenco em ações defensivas (desarmes + interceptações) com 37, seguido por Danilo, com 36, e também o líder em desarmes com 28, ao lado de Danilo e seguido por Zé Rafael, com 25. Aos 33 anos, ele tem 197 jogos disputados pelo Verdão é o 10º lateral com mais jogos na história do clube, atrás de Pedrinho, com 227 partidas.

Em toda a história da Libertadores, Marcos Rocha é o único jogador brasileiro a disputar nove edições em sequência (2013 a 2017 pelo Atlético-MG e 2018 a 2021 pelo Palmeiras) – ele ampliará o seu recorde ao entrar em campo pela Libertadores 2022. No geral, fica atrás apenas do paraguaio Néstor Camacho, do Olimpia-PAR, que soma 11 edições consecutivas. Com dez edições, ele também passará a estar entre os brasileiros que mais disputaram a competição.

“É muito legal atingir essas marcas, ainda mais conquistando títulos, quebrando recordes. É o que fica marcado na minha carreira, a história construída com a camisa do Palmeiras. Tenho muito a evoluir para ajudar o clube e fico muito feliz pela oportunidade”, completou.

Trabalhos táticos

Um treino tático de mais de 1h de duração nesta terça-feira (19) encerrou a preparação do elenco para o confronto com o Flamengo. O técnico Abel Ferreira separou duas equipes no gramado, passou diversas orientações e praticou situações de jogo. Depois, os jogadores ensaiaram jogadas e bolas paradas.

O técnico Abel Ferreira durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

“Temos de ter tranquilidade. Fizemos um bom jogo contra o Goiás, mas a bola não entrou. A equipe está trabalhando bem. É claro que é bom somar pontos para não nos distanciarmos dos primeiros colocados. Um jogo importante contra o Flamengo, sabemos que será de muita pressão e intensidade. Pela maturidade que adquirimos nos últimos anos, tenho certeza que vamos colocar nosso jogo em prática e fazer o melhor para buscar a vitória”, finalizou Rocha.

O jogo de quarta-feira (20) será o de número 150 do Palmeiras no Maracanã, estádio onde, entre outras façanhas, o Maior Campeão do Brasil conquistou um título nacional (Taça Brasil de 1967), um continental (Libertadores de 2020) e um intercontinental (Mundial de 1951). Além disso, o Verdão pode chegar ao 200º gol contra o Flamengo em toda a história – o retrospecto entre as equipes aponta 122 jogos, 47 vitórias alviverdes, 33 empates, 42 vitórias rubro-negras, 199 gols marcados pelos paulistas e 180 gols marcados pelos cariocas.