Departamento de Comunicação

O Palmeiras estreou com vitória na CONMEBOL Libertadores Feminina de 2023 ao vencer o Barcelona SC (EQU), pelo placar de 5 a 0, na tarde desta quinta-feira (05), no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia. Os gols foram marcados por Poliana, Bia Zaneratto, Amanda Gutierres, Katrine e Letícia.

Com o resultado, o Alviverde inicia a competição continental ocupando o primeiro lugar do Grupo A com três pontos, uma vitória, cinco gols marcados e nenhum sofrido – o segundo confronto do grupo acontece entre Caracas e Atlético Nacional ainda hoje.

Na próxima rodada, as Palestrinas encaram o Caracas, no domingo (08), às 17h (horário de Brasília), no mesmo estádio da primeira rodada. O confronto será transmitido ao vivo por SporTV, BandSports, Nosso Palestra, GOAT Brasil e Pluto TV.

Maior campeã da história da Libertadores, Poliana abriu o placar para o Verdão (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

A estreia

Determinado a conquistar o bicampeonato, o Alviverde começou o jogo a todo vapor. Aos 11 minutos, Bia Zaneratto completou para o gol após cruzamento de Bruna Calderan, mas a arbitragem assinalou o impedimento.

No minuto seguinte, Amanda Gutierres se livrou da marcação, ajeitou na entrada da área, chutou forte e a bola passou rente a meta adversária. Com 20 minutos, mais um gol palestrino foi anulado, desta vez, da zagueira Poliana, que subiu mais alto do que a defesa rival e cabeceou firme.

Quatro minutos depois, Bia Zaneratto cobrou escanteio perfeito para Flavia Mota, que testou e a bola bateu na trave. A insistência foi premiada aos 32 minutos, quando Andressinha cobrou falta lateral e Poliana, de cabeça, não perdoou. O placar terminou em 1 a 0 no primeiro tempo.

No retorno para a etapa final, a postura ofensiva do Palestra foi a mesma. Com dificuldades para conter a pressão, o Barcelona cometeu um pênalti aos quatro minutos – Bia Zaneratto bateu e aumentou o placar para o atual campeão da Libertadores.

Com 18 minutos, Bia Zaneratto desarmou um ataque no meio de campo, disparou em velocidade e tocou para Amanda Gutierres, que empurrou bonito para as redes e marcou o terceiro tento palestrino.

A conta não havia sido fechada. Aos 28 minutos, Bia Zaneratto deu passe para Katrine, que finalizou de primeira e marcou o quarto do Alviverde no jogo. A goleada foi fechada com Letícia, aos 48 minutos, após Duda Santos cruzar com classe e a atacante cabecear para o gol.

Palmeiras Feminino: Amanda; Bruna Calderan, Poliana (Juliete) e Flávia Mota, Katrine; Andressinha (Bianca Gomes), Duda Santos e Camilinha; Amanda Gutierres (Letícia), Bia Zaneratto (Yamila Rodríguez) e Laís Estevam (Lorena Benítez). Técnico: Ricardo Belli.

Bia Zaneratto marcou o segundo gol palestrino na partida (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

Regulamento

As 16 equipes classificadas foram divididas em quatro grupos com quatro equipes cada. Os jogos da primeira fase serão disputados por pontos corridos, no sistema de todos contra todos em uma única rodada de partidas. Os primeiros e segundos colocados de cada chave avançam para as quartas de final.

Além do Palmeiras, estão na disputa da competição as seguintes agremiações: Always Ready-BOL, América de Cali-COL, Atlético Nacional-COL, Barcelona-EQU, Boca Juniors-ARG, Caracas-VEN, Colo-Colo-CHI, Corinthians-BRA, Independiente Santa Fe-COL, Internacional-BRA, Libertad Limpeño-PAR, Nacional-URU, Olimpia-PAR, Universidad de Chile-CHI e Universitario Deportes-PER.

Confira os jogos do Palmeiras na 1ª fase da Libertadores Feminina de 2023:

05/10 – Palmeiras 5 x 0 Barcelona-EQU
Gols: Poliana, Bia Zaneratto, Amanda Gutierres, Katrine e Letícia.

08/10 – 17h (horário de Brasília) – Palmeiras x Caracas-VEN
Local: Estádio Pascual Guerrero

11/10 – 17h (horário de Brasília) – Atlético Nacional-COL x Palmeiras
Local: Estádio Metropolitano de Techo