Departamento de Comunicação

Dando sequência à preparação para a partida contra o Corinthians, marcada para quarta-feira (22), às 21h30, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, o Palmeiras começou a quinta-feira (16) de trabalhos em dois períodos na Academia de Futebol com movimentações específicas por posições e, na parte vespertina, fez um ensaio tático.

O técnico Vanderlei Luxemburgo durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco)

De manhã, antes de irem às atividades com bola, os jogadores fizeram um trabalho físico. Enquanto 12 atletas de linha passaram por 12 estações de mobilidade articular no gramado usando cinto de tração, elástico, kettlebell, medicine ball e colchonetes (com 20 segundos de execução e 20 de descanso em cada exercício), o restante realizou um circuito de força e potência na sala de musculação do centro de excelência. À tarde, as atividades em questão foram invertidas entre as turmas.

Nestes exercícios, os atletas usaram máscara o tempo todo e respeitaram o distanciamento social. Ao mesmo tempo e também no campo, os goleiros fizeram movimentações específicas com os preparadores Rogério Godoy e Thales Damasceno.

Os jogadores aprimoraram fundamentos na manhã desta quinta-feira (16) (Foto: Cesar Greco)

Ainda de manhã, os jogadores foram a campo e, dispostos (por estacas) por posições, aprimoraram fundamentos específicos. Na primeira atividade, os laterais tabelaram com os meias – que saíam do círculo central -, receberam em profundidade e cruzaram para os atacantes e zagueiros disputarem a bola (ou seja, os atletas ofensivos aperfeiçoaram a movimentação e a finalização, ao passo que os defensores, marcação e rebatidas). Na seguinte, a mecânica era a mesma, mas a movimentação geral era diferente: os meias acionaram os atacantes para fazerem a ‘parede’ e, só então, tinham de passar para os laterais efetuarem os cruzamentos.

Para terminar, os jogadores calibraram a pontaria em finalizações. Eles começaram com a bola no meio de campo, tiveram de passar para um dos auxiliares e, na sequência, correr para chutarem de frente e da entrada da área. Ao todo, foram quase duas horas de trabalho.

À tarde, o técnico Vanderlei Luxemburgo separou 22 jogadores (11 de cada lado) e comandou mais uma movimentação tática. A comissão técnica alviverde realizou diversos ensaios de movimentação e simulações de jogadas e ainda aproveitou para testar opções para o time titular. Na parte final, todo o grupo aprimorou novamente finalizações.

O jogador Luan durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco)

Entre as duas atividades, o elenco almoçou no refeitório e descansou nos quartos do centro de excelência. Assim como nos ambientes externos, o clube se preocupou com todos os cuidados para evitar o contágio da Covid-19 na rotina nas partes internas. Cada quarto, higienizado previamente, é de uso individual. Os atletas, que vieram vestidos de suas casas, receberam mais um uniforme e deveram levar para suas residências tanto o da manhã quanto o da tarde para a limpeza. Também nenhum pertence pôde ser deixado nas instalações.

Durante o almoço, com as mesas respeitando o distanciamento social, os jogadores só puderam tirar a máscara para comer (na hora de servir-se, por exemplo, o uso foi obrigatório) e armazená-la em um saco plástico. As conversas entre os jogadores ao longo da refeição tiveram de ser evitadas e foi obrigatório também o uso do álcool em gel antes de manipular os talheres.