Verdão marca golaços, atropela o Ceará e garante a vaga nas oitavas da Copinha

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação _ Gabriel Jesus marcou dois dos cinco gols na vitória sob os earensesEmpurrado pela torcida e com grande atuação, o time Sub-20 do Palmeiras goleou o Ceará, por 5 a 0, nesta quarta-feira (14), no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira (SP), e avançou às oitavas de final da 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Verdão, inclusive, já conhece o próximo rival na Copinha: será o Ituano, que derrotou o Sport, em Itú, por 3 a 1 – a data, local e horário do próximo jogo serão confirmados pela Federação Paulista nesta quinta-feira (15).

O primeiro gol foi marcado por Gabriel Jesus, que driblou o goleiro e chutou firme, enquanto o lateral Guilherme ampliou em batida de falta. Matheus Sales aproveitou a sobra do escanteio e marcou o terceiro, um pouco antes de Gabriel Leite anotar o quarto com um golaço no fim da segunda etapa. Nos acréscimos, Gabriel Jesus marcou mais um belo gol e fechou a goleada alviverde.

O jogo

O Verdão começou a partida com tudo e pressionou o Ceará durante os primeiros 45 minutos, sufocando o rival na defesa. A primeira boa chance saiu logo no primeiro minuto: em saída errada do Ceará, a bola ficou de graça para Chistopher lançar o volante Daniel, que chutou prensado pelo goleiro. O rival, por outro lado, abusava das faltas para tentar parar o jogo.

Com total posse de bola, o Verdão parecia cada vez mais perto do primeiro gol. Aos 19, Gabriel Jesus arriscou de longe e obrigou o goleiro cearense e espalmar para escanteio. O Ceará chegou a encontrar boa oportunidade em bola espirrada na área que sobrou para Piauí, mas a finalização passou longe. O Palmeiras, então, não desperdiçou e marcou aos 25 minutos.

Chistopher novamente lançou Daniel em velocidade, o volante cruzou na área e Gabriel Jesus marcou um golaço: mostrou frieza, driblou o goleiro dentro da área e bateu no fundo da rede. O time alviverde ainda teve outra grande chance em jogada ensaiada na batida da falta, entre Juninho, Chistopher e Gabriel Jesus, mas o goleiro do Ceará fez grande defesa e salvou.

Antes do intervalo, o Ceará ainda teve a expulsão de Rômulo, que levou o segundo amarelo, e o Palmeiras voltou para o segundo tempo com um jogador a mais. O Verdão, então, tentou se aproveitar da vantagem para marcar o segundo logo no início e ampliar a vantagem. Desta vez, o time trabalhava a bola com mais calma e buscava o melhor espaço em meio à zaga do Ceará.

A chance, então, apareceu em cobrança de falta. O lateral-esquerdo Guilherme chutou rasteiro, com força, da entrada da área e acertou o canto, aos 18 minutos, em bola que quicou no gramado e ganhou ainda mais velocidade. Não satisfeito, o time seguiu atacando e, depois de criar boas chances, aumentou a vantagem – desta vez, com o capitão Matheus Sales.

Aos 30 minutos, o volante aproveitou sobra dentro da área após escanteio e empurrou para as redes. A superioridade mostrada pelo Palmeiras era tanta que o Ceará abdicou ainda mais ao ataque e se segurava como podia atrás do meio de campo. Até que aos 40 e 42 minutos, mais dois golaços animaram a galera do Palmeiras nas arquibancadas de Limeira (SP).

Primeiro, Gabriel Leite recebeu na ponta esquerda, deixou o defensor caído no gramado com um corte seco, driblou outro zagueiro e finalizou no canto direito para fuzilar. Na sequência, Gabriel Jesus mais uma vez mostrou sua tranquilidade em frente ao goleiro rival, ao driblar o adversário e bater cruzado, chegando a três gols marcados na Copa São Paulo.

Palmeiras Sub-20: João Paulo; Léo Cunha, Lucas Rocha, Brendon e Guilherme; Zé Mateus, Matehus Sales, Daniel (Everton) e Juninho (Gabriel Vinicius); Chistopher (Gabriel Leite) e Gabriel Jesus. Técnico: Diogo Giacomini.

Clique aqui e veja as fotos da partida entre Ceará e Palmeiras.