Verdão nunca perdeu para o Vitória como mandante em Brasileiros; confira

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Em confronto que vale a liderança e o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2016, Palmeiras e Vitória encerram a parte inicial do torneio neste domingo (7), às 16h, no Allianz Parque. O fator casa é altamente favorável aos palmeirenses na competição: o Verdão nunca foi derrotado pelos rubro-negros como mandante. Em 13 jogos, são nove vitórias palestrinas e quatro empates.

Vice-líder do campeonato, o Palmeiras já enfrentou o Vitória em três estádios paulistas com o mando de campo a seu favor pela competição nacional. No Palestra Italia foram oito jogos, com seis vitórias alviverdes e dois empates. A maior goleada pelo Brasileiro no estádio diante do rival ocorreu em 7 de agosto de 2008, quando Valdivia, Alex Mineiro e Sandro Silva escreveram a goleada por 3 a 0.

Já no Pacaembu, as equipes se enfrentaram quatro vezes pelo Brasileirão, com duas vitórias palmeirenses e dois empates. O último confronto entre os times ocorreu em 2014, e o Verdão venceu por 2 a 0 (gols de Lúcio e Henrique).

O terceiro estádio da lista contempla a decisão do Campeonato Brasileiro de 1993. Após vencer o rubro-negro por 1 a 0 em Salvador na partida de ida, o palco do duelo derradeiro foi o Morumbi, e o Palmeiras, com gols de Evair e Edmundo, sagrou-se campeão do torneio pela sétima vez na história.

No retrospecto geral, a vantagem alviverde frente ao Vitória é ampla: em 37 partidas, o Verdão venceu 20 vezes, empatou dez e perdeu apenas sete.