Verdão tem vantagem histórica contra Sport no retrospecto geral e no Brasileiro

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

O encontro entre Palmeiras e Sport deste sábado (26), às 19h, no Allianz Parque, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o 61º da história. Nos 60 duelos já disputados entre os dois times, foram 31 vitórias do Alviverde, 11 empates e 18 triunfos do Rubro-Negro. No último encontro das duas equipes na casa palmeirense, pelo returno do Brasileirão de 2017, o Verdão levou a melhor: emplacou a maior goleada da história do confronto, batendo o adversário por 5 a 1, com gols de Deyverson (duas vezes), Luan, Dudu e Keno.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Keno fechou a goleada por 5 a 1 no último Palmeiras e Sport disputado no Allianz Parque

Computando apenas as partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, esta será a 37ª vez em que os rivais se enfrentam (os 36 jogos já disputados terminaram com 18 triunfos palestrinos, sete empates e 11 vitórias do time recifense). O primeiro encontro aconteceu em 10 de outubro de 1971, na Ilha do Retiro, quando o Palmeiras, comandado pelo técnico Mário Travaglini, venceu por 2 a 0, com dois gols do atacante Leivinha.

Já o primeiro jogo no Estádio Palestra Itália ocorreu somente cerca de 10 anos depois. Também pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), o Palmeiras, no dia 8 de março de 1981, bateu a equipe pernambucana pela contagem de 1 a 0, gol do atacante Célio. No total, são 21 jogos na casa alviverde, com dez vitórias palmeirenses, seis empates e cinco vitórias do Sport (33 gols marcados contra 22 sofridos).

Atualmente, o Palmeiras ostenta uma sequência de quatro vitórias diante do Sport (sendo dois resultados positivos pelo Brasileirão de 2016 e outros dois pelo de 2017). Caso vença do Leão neste sábado, o Alviverde chegará à quinta vitória seguida – a sequência atual já é a maior do século. Vale lembrar que a maior série de triunfos no confronto em toda a história – que também pertence ao Verdão – é de sete partidas, imposta entre 1991 e 1996.

Cenário atual

O Alviverde encerrou sua participação na 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Bahia (vitória por 3 a 0), com 11 pontos, na 4ª colocação (a apenas dois pontos do líder Atlético-MG, com 13). Além disso, ao lado de Cruzeiro, Grêmio e Internacional, o Palmeiras encerrou a 6ª rodada como dono da melhor defesa da competição nacional, com apenas três gols sofridos (média de 0,5 por jogo), sendo que, em seus domínios, não foi vazado nenhuma vez sequer.