Departamento de Comunicação
O Palmeiras se reapresentou na manhã desta quinta-feira (16), na Academia de Futebol, após a vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, no Allianz Parque, pela estreia no Campeonato Paulista. O time já iniciou a preparação para enfrentar o Noroeste, às 18h30 deste sábado (18), no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru (SP), pela segunda rodada da primeira fase.
Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos seguiram cronograma de atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência, e os demais disputaram um treino coletivo.
O meio-campista Zé Rafael segue cronograma individualizado de pré-temporada prolongada em razão de dores lombares – ele realiza trabalhos à parte com membros do NSP.
Após dois jogos no banco de reservas no ano passado (contra Bahia e Grêmio, ambos pelo Brasileirão), o zagueiro Benedetti comemorou sua estreia pelo Profissional do Palmeiras – ele substituiu Naves aos 21 minutos do segundo tempo. Além dele, o meio-campista Allan e o atacante Thalys debutaram pelo time principal contra a Portuguesa.

“É um sentimento de gratidão, um momento que recompensa muitas coisas que passamos na infância, de largar família e tudo mais. Uma sensação inexplicável. Já jogamos pela Base no Allianz Parque, mas o sentimento de estar ali como profissional, com caras que desde a infância a gente se inspira, é sensacional. Agradeço a Deus, a toda a comissão e a todos os meus companheiros que têm me ajudado a chegar até aqui. Se Deus quiser, vou evoluir muito e dar muitas alegrias aí para a torcida alviverde”, disse o jogador.
Com as três estreias ocorridas ontem, um total de 44 jogadores formados na Base do Palmeiras atuaram pelo time profissional desde 2020. Foram 13 estreias em 2020, 14 em 2021 (recorde no século), uma em 2022 (Endrick), seis em 2023 (Ian, Pedro Lima, Luis Guilherme, Kevin, Kauan Santos e Estevão) e duas em 2024 (Vitor Reis e Luighi), além de cinco Crias que já haviam estreado pelo clube em temporadas anteriores.
Todos os jogos das temporadas 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025 tiveram presença de ao menos uma prata da casa – na temporada 2020, apenas um não teve. Já são 302 partidas seguidas com no mínimo uma Cria da Academia em campo.
“Desde que estamos na Base, temos exemplos, como o do meu amigo e irmão Vitor Reis. São portas que se abrem e a gente tenta se espelhar neles, trilhar os mesmos caminhos. Lógico, são características diferentes, mas creio que, trabalhando e seguindo o exemplo desses caras que subiram da base, podemos conquistar muitas oportunidades aqui no Profissional”, afirmou o jovem de 18 anos.
Benedetti comentou também sobre a ajuda dos zagueiros mais experientes do elenco, como Gustavo Gómez e Murilo. “Eles estão me ensinando muito. A equipe profissional marca de um jeito e as da base marcam de outro. Eles estão passando um pouco da experiência deles, do posicionamento, de como jogar com a equipe profissional, e isso me passa muita tranquilidade e confiança para fazer o meu trabalho e evoluir muito junto com eles também”, completou.
O zagueiro, que se destaca pela estatura de 1,97m, é nascido em Bauru, cidade onde o Verdão disputará sua próxima partida pelo estadual. Ele chegou ao Palmeiras em 2022, aos 15 anos, após defender a Ferroviária. “É uma sensação inexplicável, porque eu sou nascido em Bauru e minha família mora em Lençóis Paulista (SP). Estar com meus pais, meus amigos e meus parentes me vendo será uma grande honra. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”, finalizou.