Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A base do basquete do Palmeiras conquistou seu primeiro título paulista na temporada 2018. Neste final de semana, a garotada da equipe Sub-14 alviverde se sagrou campeã da Série Ouro do Campeonato da Grande São Paulo (GSP) após derrotar o São Paulo na decisão por 64 a 56, de virada, no ginásio do Palestra Italia, após tirar 18 pontos de vantagem do adversário.

Michael Oliveira/Federados Basketball _ Os garotos venceram 26 dos 30 jogos disputados na temporada

O grande destaque no ataque para o Verdão no duelo foi o ala-pivô Angelo Consorte, cestinha da partida com 19 pontos e um dos principais responsáveis pela arrancada entre os dois últimos quartos. Dono da maior média de cestas da equipe palestrina no torneio (19,3 por jogo), Guilherme Tesch foi eleito o melhor ala da categoria.

Este foi o 15º título da competição conquistado pelo time Sub-14 (somados os troféus da GSP e do Paulista) – a campanha vitoriosa teve 26 triunfos em 30 jogos disputados. Também pelo final four deste ano, o Verdão derrotou nas semifinais o Clube Campineiro por 78 a 75, na prorrogação, com 32 pontos do ala Guilherme Tesch.

O título também foi histórico para o treinador Willians Manzini. Seu currículo acumula agora 15 taças pela base alviverde desde 2012, quando se sagrou campeão metropolitano e estadual pela primeira vez na carreira sob o comando do Sub-13.

“O jogo mostrou que a técnica não valeu muito, mas sim o coração. Estávamos 18 pontos atrás e conseguimos virar no calor da torcida. Ganhar mais um título aqui é motivo de muito orgulho, pois minha vida é o Palmeiras. Os garotos estão de parabéns pela entrega. Lutaram até o fim para coroar o trabalho de um ano todo com essa conquista mais que merecida”, celebrou o técnico.

Michael Oliveira/Federados Basketball _ Willians já foi campeão pelos times Sub-12, Sub-13, Sub-14 e Sub-15 do Verdão

O Sub-14 do Palmeiras encerra a temporada 2018 com a disputa do Campeonato Estadual, com sede e datas a serem definidas pela Federação Paulista de Basketball (FPB). Além do Verdão, participam do torneio São Paulo (vice da GSP), SESI/Franca (campeão do Interior) e AE Mocoquense (vice do Interior).

Sub-12 fica com a medalha de prata e busca título estadual

Quem também subiu ao pódio no final de semana foi o Sub-12 do Verdão. Em final four disputado na cidade de Campinas (SP), o Alviverde ficou com a medalha de prata da GSP após revés para o Clube Campineiro e garantiu vaga no Campeonato Estadual, ao lado de Instituto Chuí e AE Mocoquense.

O prêmio reforçou o grande trabalho realizado na categoria por Gustavo Rocha, ex-atleta do clube que está em sua primeira temporada como treinador da base palestrina. Além do vice-campeonato e da campanha invicta no returno da segunda fase da GSP, o técnico venceu de forma invicta a Copa Ãnimã de Basquete Inclusão no mês de julho.

Caio Carlucci/Divulgação _ Os garotos fizeram campanha impecável na reta final da GSP

Confira os resultados do Verdão nas finais da GSP:

GSP – Sub-14

– Final

Palmeiras 64 x 56 São Paulo

– Semifinal

Palmeiras 78 x 75 Clube Campineiro

GSP – Sub-12

– Final

Palmeiras 65 x 72 Clube Campineiro

– Semifinal

Palmeiras 61 x 54 Mogi/Mello Dante