Vice-campeão mundial, Sub-17 do Palmeiras embarca para torneios na Itália e Espanha

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O mês de abril será recheado de viagens internacionais para a base do Palmeiras. Vice-campeã mundial na Espanha em 2016, a equipe Sub-17 do Verdão disputará a Scopigno Cup, entre os dias 11 e 14, na Itália, e o Torneio da Real Sociedad, na Espanha, entre os dias 15 e 17. Ao longo da excursão de uma semana pelo território europeu, o Verdão terá pela frente rivais como Lazio, Sevilla, Zenit, Dínamo de Kiev, Villarreal, Celta de Vigo e Osasuna, entre outros.

Divulgação_Em 2016, o Sub-17 do Palmeiras foi vice-campeão mundial na Espanha

Na Scopigno Cup, realizada na cidade de Rieti, os clubes estão divididos em quatro grupos: Lazio, Palmeiras e Rieti (Grupo A), Cagliari, Zenit e Ternara (Grupo B), Pescara, Teramo e L’Aquila (Grupo C) e Dínamo de Kiev, Frosinone e Salernitana (Grupo C). Somente o primeiro colocado de cada grupo se classifica para as semifinais após jogos de todos contra todos nas chaves. Será a primeira participação do Verdão neste torneio, diferentemente do torneio na Espanha.

No Torneio da Real Sociedad, disputado em Zubieta, o Verdão é o atual vice-campeão – disputou a final contra o Porto em 2016. Serão dois grupos na primeira fase: Villarreal, Celta de Vigo e Osasuna (Grupo A) e Palmeiras, Sevilla e Real Sociedad (Grupo B). Os clubes também se enfrentam dentro doas chaves no sábado (15) e, nas fases finais, fazem confrontos cruzados para definir as posições finais (do primeiro ao sexto), entre domingo (16) e segunda (17).

Para o técnico Artur Itiro, que comandou o Verdão em diversos torneios internacionais no ano passado, a experiência é de grande importância na formação. “Vamos vivenciar escolas novas, times com características diferentes. A Espanha tem circulação de bola, jogo coletivo. Na Itália, culturalmente, montam defesas organizadas. Esperamos encontrar novos recursos para trabalharmos aqui. Que os atletas tenham bagagem internacional e que isso possa agregar para quando eles chegarem ao Profissional”, disse.

“Essa geração já viajou comigo no Sub-14 em 2014, fomos para Tóquio. Disputamos uma final contra o Boca Juniors. Alguns jogadores também foram comigo para o Mundial, na Espanha, e para a China no ano passado. São experimentados em viagens internacionais”, completou o técnico.

A base do Palmeiras terá outros três compromissos internacionais em abril. O Sub-18 busca o bicampeonato do Torneio de Bellinzona, na Suíça, no qual foi campeão em 2016 depois de vencer o Krasnodar na final. O Sub-15 disputa em Bolonha, na Itália, o torneio “We Love Football”, que reúne os principais clubes do país, como Juventus, Roma, Milan e Internazionale. Neste mês, o Sub-12 terminou em terceiro lugar na Copa Toreros, no Japão.

As viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísiticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão disputou torneios em sete países diferentes, com dois títulos obtidos.

Scopigno Cup Sub-17 – Rieti, Itália

12/04 – 17h (horário local): Rieti x Palmeiras (Stadio Manlio Scopigno)
13/04 – 17h (horário local): Palmeiras x Lazio (Stadio Manlio Scopigno)
14/04: Fases Finais

Torneo Real Sociedad Sub-17 – Zubieta, Espanha

15/04 – 16h (horário local): Palmeiras x Sevilla (San Sebsatián)
15/04 – 18h (horário local): Palmeiras x Real Sociedad (San Sebsatián)
16/04 e 17/04: Fases Finais